Dicas para economizar em uma alimentação vegetariana/vegana

Sempre me perguntam se a alimentação vegetariana/vegana é cara e eu respondo que não. E não é mesmo. Legumes, verduras, frutas, grãos, leguminosas não são caros, o que sai caro é comer fora, comprar comida pronta (geralmente, as versões veganas são mais caras que as tradicionais), desperdiçar…
Morei com diversas pessoas durante a minha graduação, em repúblicas, e sempre fui a que mais economizava nas compras e tinha uma alimentação melhor e variada. A maioria do pessoal optava por comida pronta, fast food, embutidos, e como eu não tinha tantas opções, acabava fazendo minha comida em casa, o que me proporcionava economia e inclusive me fez redescobrir minha paixão por cozinhar.
Como a nossa vida é corrida, digo por mim mesma, que além de trabalhar e estudar, administro o blog, o planejamento é uma ótima opção, então neste vídeo eu e a Gi (do Receitas de Minuto) compartilharemos algumas dicas pra te ajudar (:
Se tiver mais alguma dica que funcione pra você, compartilhe com a gente! ♥

Dicas

  • Procure separar um dia para preparar as refeições da semana. Temos este post com dicas de receitas que podem ser congeladas. É possível congelar arroz e macarrão.
  • Congele alimentos para não desperdiçá-los e ter sempre comida à mão. Veja este post da Gi sobre como congelar e o que não pode ser congelado. Veja também como congelar pães (aqui) e bolos assados (aqui).
  • Embora práticos, produtos veganos prontos são mais caros. Procure preparar versões caseiras de hambúrgueres veganos (aqui) e de leites vegetais (aqui).
  • Reaproveitar alimentos também é uma forma de economizar. Use os resíduos dos leites vegetais nas receitas, reaproveite talos, cascas (veja esta salada com casca de abóbora). Guarde talos de cogumelos e de alimentos para fazer caldo de legumes, como o que ensinei aqui. A banana amadureceu demais e viu que não vai dar tempo de consumir? Corte e congele pra fazer esta receita de “mousse” e esta banana split.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.