Dicas Veganas para Lanchinhos

Alguns leitores me pediram sugestões de lanches para poder levar à escola, faculdade ou trabalho, então reuni neste post algumas opções aqui do blog!

Sempre fiz muito aquele mix de castanhas, que leva amendoim, castanha de caju ou do Pará, damasco, uva passa, e deixava em um pote fechado. Para o lanche, eu separava uma porção menor e colocava em um potinho ou saquinho fechado. Comia junto de uma fruta ou puro mesmo.
Às vezes eu também levava de lanche tomatinhos cereja, pepino e cenoura em palitinhos, couve-flor, brócolis e inhame cozidos, que eu temperava com um pouquinho de sal e um fio de azeite.
Das receitas do blog, você pode fazer alguns lanches que aguentem bem por um tempo fora da geladeira, como o antepasto de berinjela. Inclusive, em uma época que eu estava precisando de dinheiro fazia lanches naturais com ele e vendia para complementar a minha renda.

Antepasto de Berinjela

Caponata

Além do antepasto, aqui no blog tem também a caponata, que é parecida com o antepasto, mas é feita com abobrinha também e é preparada na panela.

Wrap

Para fazer o seu lanche, no lugar do pão, você pode fazer um wrap e utilizar o recheio que preferir, como alface, rúcula, pepino, tofu temperado ou guacamole. Esta receita leva poucos ingredientes e não tem erro!

Você também pode fazer o seu lanche com as maioneses e patês que eu já ensinei aqui no blog. Tem a maionese de batata e cenoura, a de rúcula, a de tofu, o patê de nori e cenoura.
Você pode embrulhar estes lanches, tanto os com antepasto, caponata ou maionese, em plástico ou colocar em um potinho fechadinho que eles aguentam tranquilamente por umas 3 horas (quando não estiver muito quente).
Temos também estas outras pastinhas aqui, como a maionese de inhame, a de couve-flor e a de abacate, e os homus de grão de bico e feijão branco.

Playlist de Maioneses e Patês

A manteiga de amendoim é uma opção doce (caso quiser adicionar açúcar, caso contrário pode fazer ela pura mesmo) muito saborosa e nutritiva para passar no pão ou torrada e levar de lanche.

Chips

Aqui no blog tem também a receita de chips de legumes; tem o de cenoura, beterraba, batata doce e inhame, que é só você colocar em potinhos ou saquinhos bem fechados (para manter a crocância) e levar.

Pão sem Queijo

Atualizando a lista, pois o “pão sem queijo” foi publicado depois da elaboração desta lista e também é uma ótima opção para lanchinho.

Salgado de Hambúrguer

Você também pode fazer o salgado de hambúrguer (aqui), a torta de liquidificador e cortar em pedaços (aqui), o pão de batata (aqui), a esfirra (aqui)… Você pode comer em temperatura ambiente, mas se tiver um cantinho para esquentá-los ficam melhores ainda!
Recentemente postei o calzone de abobrinha, que pode ser recheado com outros ingredientes, que também é outra opção para o lanche.

Mini Bolo de Maçã e Banana

Este mini bolo é o mais saudável daqui do canal, pois leva farinha integral na composição, frutas e açúcar mascavo.

Barrinhas de Cereal

Você também pode fazer a receita de barrinhas de cereal, que são mais saudáveis que as industrializadas e não levam açúcar na composição. É só você fazer a receita normalmente, cortar em pedacinhos e guardar na geladeira, bem fechadinhas. Para levar de lanche, coloque em potinhos fechados ou embrulhe em plástico, que elas aguentam tranquilamente umas 4 horas fora da geladeira.

Bolo Vegano

Você também pode fazer alguma receita de bolo ou cupcake para levar de lanche. Tem o de banana, que é um dos meus preferidos:

Tem também o double chocolate (aqui), cenoura (aqui), laranja (aqui), limão (aqui), e as receitas de cupcake: cacau (aqui), laranja (aqui), banana (aqui) e mini bolo de maçã e banana (aqui). Veja outros bolos veganos aqui.

Cookies Veganos

Para levar de lanchinho, você também pode fazer as receitas de cookies. Fiz duas receitas para o site I Could Kill For Dessert, uma de castanha de caju (aqui) e outra com resíduos de leite de amêndoas (que você também pode fazer com o de amendoim) (aqui).
Aprenda a fazer leite de amêndoas aqui e o de amendoim aqui.
Recentemente ensinei os cookies de chocolate, que estão fazendo bastante sucesso, e os de manteiga de amendoim (que não tem glúten na composição). Temos também os biscoitos de banana e aveia, que são saudáveis e levam poucos ingredientes na composição, e os de okara (que também podem ser feitos com resíduos do leite de amendoim e amêndoas).

Muita gente me manda mensagem para dizer que ganha um dinheirinho com as receitas do blog e a maioria são estas receitas que citei, que são ótimas para lanchinhos. Se você estiver precisando complementar a sua renda, fica uma ótima dica, pois muitos lugares carecem de opções vegetarianas e veganas. 🙂

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.