Provavelmente você, vegetariano ou vegano, já foi questionado em relação à carência dessa vitamina que é importante para a saúde do sistema nervoso. Segundo a médica especialista em nutrologia, Dra. Alice Amaral, a B12 é uma vitamina do complexo B, que é hidrossolúvel e fica armazenada no fígado. “Ela é essencial na metabolização dos lipídios e carboidratos”, esclarece Dra. Alice. A médica ainda complementa e aponta que ela também proporciona energia e disposição, além de melhorar a concentração e reduzir o estresse.

b12blog

Proveniente de alimentos de origem animal, como carne, ovos, leite e derivados, a falta dessa substância pode causar, de acordo com a nutricionista funcional e esportiva, Camila Bordoqui, anemia e algumas mudanças neurológicas. “Sintomas comuns da deficiência de B12 são: fadiga, alterações na língua e na boca, anemia, confusão mental e perda de memória (especialmente na velhice), depressão, baixa coagulação sanguínea e fácil aparecimento de hematomas”, explica Camila.

Não só vegetarianos ou veganos sofrem as consequências da falta de ingestão da vitamina: “indivíduos com hipotireoidismo, sindrome da má absorção ou deficiência na secreção do estômago podem ter a absorção pelo organismo afetada”, conclui Camila.

 

#FICADICA

Suplementos de B12 são provenientes da cultura de bactérias em laboratório e agem no organismo da mesma maneira que quando obtida por peixes, por exemplo, então, a Dra. Alice indica que pessoas que não ingerem nenhum tipo de alimento de origem animal devem procurar um médico para avaliar a necessidade ou não da suplementação, já que ela nem sempre é necessária.


Consultoria: 
Alice Amaral, médica especializada em nutrologia, Camila Bordoqui, nutricionista functional e esportiva.

Apaixonada por corujas, balões, livros e chocolate. Formada em jornalismo, já atuou como redatora em revistas femininas na Editora Alto Astral. Queria estudar gastronomia, moda e design, mas por enquanto ocupa os dias como Analista de Mídias Sociais em um estúdio de tatuagem e assistindo séries no Netflix.