Fitato

Não é novidade pra ninguém que precisamos nos manter sempre atentos ao que ingerimos diariamente, para que nossos níveis de nutrientes estejam sempre saudáveis. Esse fato é de extrema importância, pois não só prestamos mais atenção à nossa alimentação, como também promovemos uma grande variedade na ingestão dos alimentos. Mas para garantir que isso aconteça, precisamos ficar atentos a alguns detalhes.

Desde cedo, observávamos nossas avós deixando os feijões imersos em água pra que eles cozinhassem mais rapidamente, e hoje, com o uso da panela de pressão, muita gente acaba deixando esse costume de lado.
Mas será que deixar as leguminosas em remolho só serve para ganhar alguns minutos na cozinha?

É importante deixarmos esses alimentos (feijões, ervilhas, grão de bico, lentilhas, etc.) de molho. Mas por quê? As leguminosas possuem um antinutriente chamado fitato (ácido fítico), que se liga a alguns micronutrientes como o ferro, cálcio, zinco e magnésio, e os impede de serem absorvidos adequadamente.

Dicas

Pequenos cuidados fazem uma grande diferença:

  • Você pode deixar os grãos imersos em água de 8 a 12 horas e, se tiver tempo disponível, ir trocando essa água durante o período.
  • Não se esqueça de desprezar a água utilizada anteriormente e acrescentar mais água limpa na hora do cozimento.
  • Você pode dizer que isso leva tempo e que seria inviável para quem tem uma rotina corrida. Uma dica é colocar as leguminosas de molho antes de ir dormir. No dia seguinte, você já pode colocá-las para cozinhar.

Nutricionista, vegetariana, apaixonada por comida de verdade, pelo estilo de vida simples, harmonioso e com mais propósito, e por uma nutrição mais integrativa, gentil e humanizada.