A importância do cálcio

Mineral indispensável para a saúde, o cálcio é essencial para a construção e manutenção dos dentes e ossos. “Além disso, ele participa de vários processos fisiológicos como a coagulação sanguínea, o controle hormonal e a regulação de impulsos nervosos”, explica a nutricionista Waleska Silveira.

Muito além do leite…

Nós sempre ouvimos e lemos que o leite de vaca é a principal fonte de cálcio. Isso é um erro. Há alimentos que possuem uma quantia maior do mineral. Um alimento ser rico em cálcio não necessariamente significa que haverá uma maior absoção dele, pois pode ser que haja baixa biodisponibilidade. “Tratando-se de biodisponibilidade de nutrientes, para o cálcio ser absorvido e, principalmente para ser direcionado aos ossos, ele precisa estar associado a magnésio e vitamina D”, pontua Waleska.

Absorção e aproveitamento

Para que o cálcio seja absorvido de maneira eficiente ele não deve ser ingerido junto com alimentos que contenham cafeína e ferro. “O sódio em excesso também prejudica e faz com que o cálcio seja eliminado na urina”, esclarece Waleska.

#FICAADICA

Abaixo nós listamos 4 alimentos que possuem grande quantidade de cálcio biodisponível para você inserir agora mesmo no seu cardápio. A quantidade informada será em mg a cada 100g. Confira!

  • Gergelim: a sementinha contém vitamina B6, zinco, fibras e proteína. Cálcio: 975mg.
  • Chia: fonte de magnésio, ferro, cálcio e potássio, ela contém carboidratos e gorduras boas. Cálcio: 556mg.
  • Amêndoas: ótima para a saúde da pele, ela contém vitamina E. Cálcio: 237mg.
  • Brócolis: rico em vitamina A e C, possui também fibras e potássio. Cálcio: 51mg cozido | 86mg cozido.
  • Segundo a nutricionista Waleska Silveira, a ingestão recomendada é de 1.000mg de cálcio por dia.

Consultoria: Waleska Silveira, nutricionista.

Apaixonada por corujas, balões, livros e chocolate. Formada em jornalismo, já atuou como redatora em revistas femininas na Editora Alto Astral. Queria estudar gastronomia, moda e design, mas por enquanto ocupa os dias como Analista de Mídias Sociais em um estúdio de tatuagem e assistindo séries no Netflix.