Olá, pessoal! Neste mês de julho acontecerá o nosso segundo sorteio, e o prêmio é este lindo pingente de prata, com o símbolo V, do vegetarianismo!
Ele foi confeccionado pela designer de joias e ourives Valéria Bordin, especialmente para a gente!
Para concorrer é só curtir a nossa página Presunto Vegetariano, compartilhar a imagem de lá e clicar neste link (todos os regulamentos abaixo): http://on.fb.me/16NfdGG

Pingente Vegetarianismo

Regulamento do Sorteio:

O sorteio acontecerá no dia 03/08/2013, e participarão dele apenas os que se inscreverem até o dia.
Este sorteio é válido apenas para o território nacional (Brasil).
Caso o sorteado não se manifestar em uma semana, o sorteio será feito novamente.
Garantia de um ano sobre a peça.

Saiba mais sobre as joias de prata:

O ouro e a prata além de serem lindos, e com vários usos além da joalheria, são commodities, ou seja, são moedas de valor internacional, por isso há tanto investimento.
Commodities, plural de commodity, são habitualmente mercadorias extraídas da terra, e que mantém até certo ponto seu preço com valor universal.
São exemplos de commodities: café e soja, da agricultura; o euro, do financeiro; o petróleo, a prata e o ouro, dos minerais.
Em épocas de crises, muitas famílias conseguiram se reerguer devido às suas joias guardadas, que foram refundidas em vários pontos do mundo.
O ouro e a prata podem ser fundidos e refundidos várias vezes, perdendo apenas uma pequena parte de sua constituição com o processo. Por serem caras ninguém se desfaz delas ou joga no lixo. São guardadas e podem também serem reaproveitadas para novas peças.
Devido à isso, as joias podem ser sustentáveis também, desde que todo processo seja feito da maneira correta. Inclusive este assunto é tema de várias pesquisas, inclusive foi de uma amiga minha, a Elissa Soares.
Estes metais podem ser fundidos com outros tipos de materiais e ser refinado novamente. As toneladas que já foram extraídas da Terra até hoje, já foram fundidas muitas vezes e continuam sendo usadas. Hoje, há joias com o ouro e a prata que foram minerados à séculos.
Grande parte disso é devido às recuperadoras de metais, que extraem principalmente o ouro dos chips, ou reciclam sobras industriais. Por serem metais caros, são bastante reaproveitados.
Dificilmente o ouro e a prata que são tirados da terra vão para a joalheria, pois a maioria vai pra indústria maior. A joalheria costuma pegar os metais que já foram refundidos.

Como conservar sua joia:

Procure guardar suas joias separadamente, e não tudo junto como em um porta-joias, pois isso pode fazer com que uma risque ou danifique a outra. Caso tiver apenas um lugar para guardar tudo, separe-as em pequenos saquinhos fechados.
Sempre limpe com flanela suas peças após o uso.
Não se preocupe, é normal que com o tempo sua joia tenha alguma mudança de cor, isso acontece devido à oxidação do metal, que não afeta a qualidade da peça, e também pelo acúmulo de sujeira.
Evite o contato de suas peças com produtos como perfumes, shampoos, medicamentos e produtos de limpeza. Caso for passar o perfume, espere ele secar para por suas joias.
A limpeza e o polimento de prata costuma ser feita com produtos específicos, porém tem como limpá-la em casa sem problemas!
Uma das técnicas mais usadas é a pasta de dente:  passe a pasta de dente branca com o auxílio de um pano macio e molhado, esfregando com movimentos delicados e na mesma direção. Com o tempo, o pano irá escurecer um pouco, mas é só colocar mais um pouquinho de pasta e repetir o processo. Em seguida, lave sua joia em água morna, seque bem com um pano macio, e guarde-a quando estiver completamente seca.
Se sua peça tiver pedras, coral ou pérola, leve a peça à um especialista, pois cada um destes possui uma maneira certa para ser limpa.

Fonte: Sofia Olbrich, Elissa Soares e Paula Lumi

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.