Biscoito Canino de Abóbora, Gengibre e Canela

Esses biscoitinhos caninos de abóbora, gengibre e canela ficam bem gostosos e podem até ser consumidos por humanos! A Patrícia Alcoléa, do canal AUnimal, me pediu para fazer uma receita de biscoitinhos veganos para os 4 cães dela (Alê, Barney, Johnnie e Tequila), e topei o desafio! Essa é a primeira vez que faço e compartilho uma receita para bichinhos e gostei bastante dessa experiência. Como não sou da área veterinária, achei importante receber orientações de um profissional, pois não é todo alimento que pode ser dado a um cão, então contei com a ajuda da veterinária Janaina Biotto Camargo (obrigada, Janaina!). ♥

Ingredientes

200 gramas de abóbora cabotiá
2 colheres (de sopa) de sementes de linhaça
6 colheres (de sopa) de água
1/4 de xícara (de chá) de óleo de coco
1 colher (de sopa) de gengibre ralado
1 colher (de chá) de canela em pó
1 e 1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos finos
1/2 xícara (de chá) de farinha de arroz (usei a branca)
1 e 1/2 colher (de chá) bicarbonato de sódio
Mais farinha de arroz (para dar liga – geralmente uso mais 1/2 xícara)

  • Preço médio: R$7,00

  • Rende cerca de 40 unidades

  • Tempo de preparo: 1 hora

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Cozinhe 200g de abóbora cabotiá até ficar bem macia. Eu cozinhei no vapor por aproximadamente 15 minutos. Amasse os pedaços de abóbora ainda quentes e reserve.
Em um liquidificador, coloque as sementes de linhaça e bata para triturar. Adicione a água e deixe descansar por 15 minutos.
Depois disso, adicione o óleo de coco e o gengibre ralado. Bata bem até obter um creme grosso e esbranquiçado.
Preaqueça o forno a 180ºC.
Coloque essa mistura em uma vasilha, adicione a abóbora amassada, a canela e misture. Acrescente a aveia em flocos finos e misture mais uma vez.
Adicione a 1/2 xícara de farinha de arroz, o bicarbonato de sódio e misture.
Vá acrescentando farinha de arroz aos poucos, até obter uma mistura modelável e que não grude nas mãos. Geralmente uso mais meia xícara. Cuidado para não exagerar na quantidade de farinha.
Coloque essa massa em uma superfície levemente enfarinhada e abra a massa de maneira uniforme, com aproximadamente 0,5cm de espessura.
Corte os biscoitos com um cortador ou com uma faca, coloque em uma assadeira antiaderente levemente untada com óleo de coco e leve pra assar por cerca de 25 minutos ou até ficarem douradinhos embaixo.
Espere esfriarem completamente antes de guardar. Está pronto!

Dicas

  • Essa receita rende aproximadamente 40 biscoitos. Como rende bastante, se você tiver apenas um cão, faça metade da receita (ou coma a outra parte (:)
  • Espere esfriarem completamente e guarde fora da geladeira por até 3 dias.
  • Adaptei essa receita do Healthy Slow Cooking, cuja receita original tinha cranberries, mas como é um ingrediente difícil de ser encontrado e caro, tirei e achei que ficou ótimo assim também (a abóbora já é um ingrediente saboroso, aí soma o gengibre, canela, e óleo de coco). Se quiser ver e utilizar como base a receita original, clique aqui.
  • A textura desses biscoitos é mais firminha, massudinha (por isso evite fazer seus biscoitos muito altos, senão ficarão muito mais massudos), mas eles são bem gostosos, até pra humanos.
  • Evite por muita farinha, coloque até a massa começar a ficar modelável.
  • Você pode comer com patê, maionese, manteiga de amendoim ou geleia, já que é um biscoito de sabor neutro.
  • Se você quiser seus biscoitos doces, pode até adicionar 4 colheres de açúcar mascavo, pra ficarem mais docinhos. Lembrando que pra cachorro é a versão sem sal e açúcar.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.