Bolo de Chocolate (feito com Abacate)

Fazer bolo é tudo de bom e compartilhar ele com alguém com ele é melhor ainda! A Hamilton Beach me convidou pra participar da campanha “o primeiro pedaço é seu” e eu resolvi fazer um bolo com um ingrediente inusitado, o abacate. Nesta receita, ele, que é super versátil, está sendo usado na substituição dos ovos e ajuda a deixar o bolo fofinho, levemente úmido, mas que fica bem discreto na massa.♥ Dedico este pedaço de bolo à fofa da Ju Ferraz, do TPM pra que te quero!

Ingredientes

Bolo

100g de abacate cortado grosseiramente – cerca de 1/2 avocado (use um abacate maduro e macio)
1/2 xícara (de chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara
3 colheres (de sopa) de cacau em pó
1/2 colher (de chá) de canela em pó
1/4 de colher (de chá) de sal
1 colher (de chá) de extrato de baunilha
1/4 de xícara (de chá) de óleo vegetal (eu usei o de coco)
1 colher (de chá) de vinagre branco ou suco de limão
1 xícara (de chá) de leite vegetal
1 xícara (de chá) de farinha integral peneirada
1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo branca peneirada
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (de chá) de fermento químico em pó

Cobertura

100g de abacate cortado grosseiramente – cerca de 1/2 avocado (use um abacate maduro e macio)
1/2 xícara (de chá) de açúcar mascavo ou mais se preferir
1 colher (de sopa) de cacau em pó
100g de chocolate meio amargo ou amargo sem leite derretido
1/2 colher (de chá) de extrato de baunilha
1 pitada de canela
3 colheres (de chá) de café coado

  • Preço médio: R$16,00 (com a cobertura)

  • Serve até 8 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 1h

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Bolo

Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma média com óleo e polvilhe cacau.
Em uma batedeira, coloque o abacate cortado grosseiramente, o açúcar mascavo, o açúcar demerara e bata até obter um creme uniforme.
Adicione o cacau em pó, a canela em pó, o sal, o extrato de baunilha, o óleo vegetal (eu usei o de coco), o vinagre branco ou suco de limão, o leite vegetal, e bata para misturar em velocidade baixa.
Peneire a farinha integral e a farinha de trigo branca e bata mais uma vez em velocidade baixa.
Acrescente o bicarbonato de sódio, o fermento químico em pó e misture mais uma vez, delicadamente.
Despeje a massa na assadeira e leve para assar por cerca de 35 minutos ou até você espetar uma faca ou palito e ele sair limpo.
Espere o bolo esfriar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar ou cortar.

Cobertura

Enquanto o bolo esfria, prepare a cobertura.
Coloque na batedeira o abacate cortado grosseiramente, o açúcar mascavo (se quiser, adicione mais), o cacau em pó, o chocolate meio amargo ou amargo sem leite derretido, o extrato de baunilha, a canela, e o café coado. Bata até obter um creme uniforme, passe sobre o bolo e, se quiser, salpique nibs de cacau para servir.
Está pronto!

Dicas

  • O sabor do abacate fica bem disfarçado e suave, pode ficar tranquilo (: Servi para alguns amigos que nem perceberam a presença dele no bolo. Nesta receita, eu usei metade de um avocado (aquele abacate pequeno, prefiro ele), que dá cerca de uma xícara, então procure seguir certinho as proporções.
  • Outra dica a respeito do abacate é que você experimente um pedacinho dele antes de usá-lo no bolo. Alguns abacates ficam amargos e se o seu estiver vai acabar prejudicando o sabor do seu bolo, pois o amargor não vai desaparecer com os outros ingredientes.
  • Use um abacate maduro e macio, será mais fácil de bater, não ficará com pedaços e a textura da cobertura ficará melhor.
  • Eu usei o leite de amendoim nesta receita, mas você pode usar o de amêndoas e o de soja também. Você também pode fazer só com água e com café coado, mas em temperatura ambiente.
  • Esta cobertura fica muito boa, recomendo que você use ela no bolo e aproveite a outra metade do abacate para prepará-la. E você pode adicionar mais açúcar, cacau, canela, pode por um pouco de leite vegetal pra deixar ela mais cremosa.. pode por um pouco de licor, conhaque, não tem erro! Para uma cobertura mais firme, use chocolates com % de cacau mais alta (veja algumas marcas de chocolate sem leite aqui).
  • Ao invés de fazer o creme de chocolate com abacate para cobrir o bolo, você pode usar um chocolate sem leite derretido, misturar com leite de coco. Pode também cobrir com manteiga de amendoim.
  • Outra opção é colocar gotinhas ou pedaços de chocolate na massa, como fiz no bolo double chocolate.
  • Eu usei farinha integral e branca, achei que a textura ficou melhor assim, mas você pode fazer só com integral ou só com branca. Eu adaptei esta receita do site da BBC e a versão original não tinha glúten. Ela está em inglês, use o Google Translate, caso precisar.
  • Recomendo que você consuma este bolo em até 3 dias. Pode guardar fora da geladeira, em uma vasilha fechada, mas se estiver muito quente, recomendo que refrigere.

Esta postagem é um publieditorial, mas as opiniões sobre o produto são sinceras e tudo aqui foi criado com muito carinho por mim. ♥

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.