Bolo de Espinafre

Este bolo salgado é uma receita bem prática, nutritiva e gostosa! Eu costumo servir só ele mesmo, mas quem quiser recheá-lo com legumes temperados fica uma delícia também!
Procure fazer esta receita em uma assadeira comprida e baixa, pois quando o bolo está muito alto, demora muito para assar, podendo queimar dos lados e ficar crú no meio. Vamos à receita?

Ingredientes

3 colheres (de sopa) de sementes de linhaça
1 xícara (de chá) de água
3 colheres (de sopa) de extrato de soja
3 xícaras (de chá) de espinafre lavado e picado grosseiramente
1/2 xícara (de chá) de óleo vegetal
1/2 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 colher (de sopa) de vinagre branco
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de fermento em pó
1 colher (de sopa rasa) de orégano
Sal a gosto

  • Preço médio: R$6,00

  • Rende uma assadeira de 20cm x 30cm

  • Tempo de preparo: 1 hora

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, bata a linhaça no liquidificador até triturar bem, em seguida acrescente 9 colheres de sopa de água e deixe descansar por 15 minutos. A linhaça substitui o ovo nesta receita.
Passados os 15 minutos, coloque no liquidificador a água, o óleo, o extrato de soja, o espinafre, a cebola, o alho, o orégano e tempere com sal a gosto. Bata até obter uma mistura homogênea.
Em uma vasilha coloque a farinha de trigo e despeje a massa, adicione o vinagre e misture até ficar uniforme. Para finalizar, coloque o fermento e misture novamente. Corrija o sal se necessário.
Em uma forma untada distribua a massa (A que usei tinha cerca de 20cm x 30cm). Asse em forno médio, cerca de 210ºC. pré-aquecido por meia hora ou até espetar um garfo/faca e ele sair limpo. Está pronto!

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.