Bombom Prestígio

Este bombom é muito fácil de fazer, é doce na medida certa e a combinação de coco com chocolate é deliciosa! Para prepará-lo eu usei os resíduos do leite de coco caseiro, porém pode ser feito com o coco ralado comprado em supermercados e em lojas de produtos naturais.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de coco ralado
1/2 xícara (de chá) de água
1/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1 colher (de sopa) de amido de milho misturada em 2 colheres (de sopa) de água
100g de chocolate sem lactose (meio amargo, amargo, de alfarroba…)

  • Preço médio: R$ 6,00

  • Rende cerca de 8 bombons

  • Tempo de preparo: 20 minutos (preparo) + 20 minutos (descanso) + 1h (freezer)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma panela em fogo baixo, coloque a água, o açúcar e deixe ferver até virar uma calda mais grossinha, o que vai levar cerca de 10 minutos.
Acrescente o coco ralado e cozinhe por um minuto. Adicione o amido misturado na água e misture até virar uma pasta grossa. Desligue, coloque em uma vasilha e deixe esfriar.
Modele bolinhas, coloque sobre papel manteiga e leve ao freezer por uma hora, para endurecerem.
Derreta o chocolate sem leite de sua preferência da maneira que preferir. Derreti chocolate meio amargo no microondas de 30 em 30 segundos, mexendo no intervalo. Banhe as bolinhas de coco no chocolate, escorra o excesso e devolva ao papel manteiga. Leve para a geladeira por mais uma hora e está pronto!

Dicas

  • Veja a receita do leite de coco caseiro aqui.
  • Descobri recentemente que o ideal é que o coco não esteja muito triturado, pois fica difícil de dar a liga nesta pasta de coco e o bombom pode ficar “esfarelento”.
  • Usei como base esta receita aqui, da minha amiga Fran Oliveira do I Could Kill For Dessert. Como eu não tinha forminha, usei o amido com a água para deixar as bolinhas firminhas e poder modelar os bombons.
  • Fiz um teste com coco queimado e os bombons ficaram maravilhosos! Para fazer o coco queimar, eu coloquei os resíduos do leite de coco em uma frigideira antiaderente e deixar secar bem, em fogo baixo, até ficarem bem moreninhos. Acho que dá certo com o coco ralado comprado pronto também.
  • Chocolate: Existem chocolates sem leite, mas é importante sempre conferir a lista de ingredientes porque às vezes pode acontecer de mudarem a composição. Eu geralmente compro Harald Melken (o meio amargo e dark não têm leite – mas têm traços, o que significa que o chocolate foi produzido por uma empresa que faz outros e pode ter sido manuseado na mesma máquina) ou um da Cacau Show. Neste post aqui do VegVida, que está bem completo, você encontra mais opções.
  • Se quiser que os bombons não derretam na mão com facilidade, tempere o chocolate. Neste post aqui tem uma dica bem legal e mais prática que o mármore.
  • Guarde os bombons na geladeira, em uma vasilha bem fechadinha por até 3 dias.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.