Calzone de Abobrinha

Aprenda a fazer um delicioso calzone vegano, que é bem fácil de preparar e pode ser recheado de diversas maneiras! Esta massa é super gostosa, fofinha e fácil de trabalhar.

Ingredientes

Massa:

2 xícaras (de chá) de farinha de trigo branca (cerca de 200g)
1 xícara (de chá) de farinha de trigo integral (cerca de 100g)
1 colher (de chá) de sal
1 tablete de fermento biológico fresco (15g)
1 colher (de sopa) de açúcar
1 xícara (de chá) de água morna
2 colheres (de sopa) de azeite
Farinha de trigo branca para salpicar e dar ponto à massa
Azeite para pincelar
Gergelim branco (opcional)

Recheio de Abobrinha:

3 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
500g abobrinha picada (cerca de 4 xícaras – 2 abobrinhas médias)
1/2 xícara (de chá) de azeitona picada
1 colher (de chá) de curry (opcional)
1/3 de xícara (de chá) de leite de coco (opcional)
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Sal a gosto

  • Preço médio: R$ 3,00 (massa) + R$5,50 (recheio)

  • Rende 4 calzones

  • Tempo de preparo: 1h20min (massa/descanso/calzones) + 15 minutos (recheio) + 30 minutos (forno)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque a farinha branca, a farinha integral e o sal; misture e reserve. Em uma outra vasilha, coloque o fermento biológico fresco, o açúcar e amasse até virar uma pasta. Adicione a água morna, o azeite e misture.
Faça um buraco na farinha da vasilha, coloque todo este líquido e misture até ficar uniforme.
Transfira para um balcão enfarinhado e sove até obter uma massa lisa, uniforme e que não grude nas mãos. Caso necessário, coloque farinha aos poucos, tomando cuidado para não por em excesso e a massa ficar seca.
Unte a vasilha com azeite, devolva a bola de massa, cubra com um pano limpo e seco e deixe descansar em um lugar quentinho, como o forno ou microondas desligado por 1 hora.
Enquanto isso prepare o recheio de sua preferência.

Para fazer o recheio de abobrinha: refogue em um fio de óleo, o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente a abobrinha picada, tempere com sal a gosto e refogue até ela ficar al dente. Acrescente as azeitonas picadas e tempere com o que preferir – eu coloquei curry e de leite de coco. Desligue e acrescente a salsinha e a cebolinha picadas.
Pré-aqueça o forno a 210ºC , divida a massa em 4 partes iguais e faça bolinhas. Abra a bolinha de massa em uma superfície enfarinhada até ela ficar com cerca de 20cm de diâmetro. Coloque este disco de massa sobre uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga e faça alguns furinhos superficiais com o garfo. Cuidado para não furar muito, faça furinhos com a mão bem leve.
Espalhe 2 colheres de molho de tomate de sua preferência, deixando um espaço de um dedo das laterais; coloque o recheio de abobrinha em metade da circunferência e feche bem, formando meia lua. Aperte com um garfo e repita o processo com as outras massas. Deixe um espaço de dois dedos entre os calzones, pois eles crescem um pouco.
Pincele azeite sobre as massas e se quiser salpique gergelim.
Leve para assar por 30 minutos ou até as bordas estarem levemente douradas. Está pronto!

Dicas

  • Recheei esta receita com abobrinha refogada, mas você pode usar brócolis, como eu ensinei nesta receita de pão de batata, berinjela, como ensinei na receita de esfirra, pode usar o estrogonofe de palmito ou fazer um refogado de cogumelos, de espinafre… É importante se atentar ao recheio, ele não deve estar muito úmido e aguado, pois pode danificar a massa.
  • Fiz só com farinha branca e deu certo! Use 3 xícaras e continue com o preparo da receita.
  • Não consegui testar uma versão sem glúten nem 100% integral, caso testar, compartilha com a gente?
  • Você pode fazer 2 pizzas tamanho família com esta massa. Abra, faça alguns furos, pincele molho e leve para assar por uns 15~20 minutos, até as bordas estarem levemente douradas. Coloque o recheio e leve ao forno por mais alguns minutos.
  • Nesta receita usei fermento fresco, pois preferi com ele, mas você pode usar o seco também. É só usar um pacotinho de 10g. Não precisa derreter ele no açúcar, já que ele é bem pequenininho, apenas misture todos os ingredientes líquidos ao fermento.
  • Se quiser sua massa mais douradinha, você pode misturar ao azeite molho de tomate, catchup, shoyu e café sem açúcar.
  • Para congelar: pré-assado: deixe assar por cerca de 15~20 minutos, antes de dourar; retire do forno, espere esfriar e guarde em um potinho fechado ou saquinho. Para consumir é só assar em forno médio pré-aquecido até ficar com as bordinhas douradas. Assado: deixe o calzone assar completamente, espere esfriar e guarde em um potinho fechado ou saquinho. O ideal é esquentar no microondas, para não queimar ou ressecar.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.