Cebola Recheada com Cuscuz Marroquino, Amêndoas e Damasco

Aprenda a preparar uma deliciosa receita de cebola recheada com cuscuz marroquino, amêndoas e damasco, que é uma ótima opção de acompanhamento para a ceia!

Ingredientes

6 cebolas roxas ou brancas grandes
1/2 xícara (de chá) de cuscuz marroquino
1/2 xícara (de chá) de água quente
5 damascos secos picados
1 dente de alho bem pequeno picado
1/3 de xícara (de chá) de amêndoas torradas picadas
1/4 de xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Sal a gosto
Azeite a gosto
Pimenta do reino a gosto
Raminhos de tomilho, salsinha ou manjericão para decorar

  • Preço médio: R$15,00

  • Rende 6 cebolas grandes ou 10 médias

  • Tempo de preparo: cerca de 1 hora

  • Contém glúten (Cuscuz Marroquino)

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque cerca de 2 litros de água em uma panela grande, adicione 1/2 colher de sopa de sal e deixe ferver. Descasque as cebolas, coloque na panela com água e sal, e deixe cozinhar por 20 minutos.
Cuidadosamente, escorra as cebolas cozidas e espere esfriar.
Preaqueça o forno a 200ºC e prepare o recheio. Coloque o cuscuz em uma vasilha, regue com um fio de azeite e tempere com uma pitada de sal. Adicione 1/2 xícara de água quente, misture e tampe. Deixe hidratar.
Enquanto isso, pique o damasco, as amêndoas, o alho, e a salsinha e a cebolinha. Junte estes ingredientes picados ao cuscuz hidratado e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Retire cuidadosamente o miolo das cebolas. Utilize uma faca e uma colher de café para auxiliar na remoção. Para facilitar, corte a “tampa” da cebola, faça um x no centro e alguns pequenos cortes com a faca e remova o miolo delicadamente. O ideal é deixar 2 ou 3 “camadas” de cebola.
Pique bem estes “miolos” das cebolas e coloque uma parte com o cuscuz e com os outros ingredientes. O restante guarde para utilizar em saladas, sopas, recheios…
Disponha as cebolas em uma assadeira antiaderente levemente untada com óleo ou azeite. Regue o interior de cada cebola com um fio de azeite e tempere com uma pitada de sal. Coloque o cuscuz temperado com o auxílio de uma colher e aperte bem. Regue com mais um fio de azeite e leve para assar por 20 minutos ou até as cebolas estarem levemente murchas.
Decore com os raminhos de tomilho, manjericão ou salsinha para servir. Sirva quente.

Dicas

  • No lugar da amêndoas, você pode usar castanha-do-pará, castanha-de-caju ou nozes. E ao invés de usar damasco, você pode usar uvas passas.
  • Se não encontrar cebolas grandes, você pode usar médias, só que neste caso irão umas 10 unidades. Você até pode usar cebolas pequenas, fica bonitinho, mas é mais difícil para retirar as pétalas e rechear.
  • Ao invés de rechear a cebola com cuscuz, você pode utilizar tomates. Utilize esta receita aqui como base.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.