Charuto de Repolho com Recheio de Proteína de Soja

O charuto é um prato de origem árabe muito saboroso, geralmente feito com folhas de uva ou com folhas de repolho; há também variações com acelga e couve. É recheado com arroz temperado com carne moída e bastante temperos. A quantidade de rolinhos desta receita dependerá do tamanho das folhas de repolho e da quantidade de recheio que você colocar no meio destas. Esta receita é uma adaptação de minha querida sogra, Rosane. Vamos à receita!

Ingredientes

10 folhas de um repolho de tamanho grande
1 xícara (de chá) de arroz cru
4 colheres (de sopa) de óleo ou azeite
½ xícara (de chá) de proteína de soja texturizada média
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
5 colheres (de sopa) de cheiro verde (salsinha e cebolinha picadas)
1 e 1/2 tomates médios
2 folhas de louro
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

  • Preço médio: R$7,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 50 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Hidrate a proteína de soja e refogue no óleo, ou azeite, com o alho e a cebola picados; tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.
Lave o arroz, e com ele cru, junte com a proteína refogada, acrescente a metade do tomate picadinho em cubos pequenos, o cheiro verde, e mais uma pitada de sal. Misture bem e reserve.
Coloque água para ferver em uma panela de tamanho médio. Separe umas 10 folhas de repolho (quantidade usada nesta receita) e corte a parte dura destas (o talo). Quando a água estiver fervendo, coloque as folhas uma a uma, para elas amolecerem um pouco. Deixe fervendo cerca de um minuto, mais ou menos, até elas ficarem mais moles. Retire-as da água, e reserve as folhas e a água também, separadamente.

Para fazer os rolinhos:

Em uma tábua ou prato grande, coloque a folha cozida aberta, e em cima desta coloque mais ou menos 2 colheres de sopa do arroz temperado, a quantidade dependerá do tamanho da folha do repolho. Dobre as laterais para dentro, faça o rolinho, procurando manter o charuto fechado em todos os cantos, para não vazar o recheio durante o cozimento, e apertando bem
Ajeite os rolinhos em uma panela, um do lado do outro (eles deverão ficar presos um ao outro, para não flutuarem quando ferver), deixe apertadinho, e jogue a água fervente, anteriormente usada no cozimento das folhas. Tempere a água com sal, 2 folhas de louro, um fio de azeite e aquele um tomate picado. Se quiser, coloque um pouco de molho de tomate pronto.
Coloque a panela com os rolinhos no fogo médio, por mais ou menos 20 minutos, ou até o arroz ficar cozido. Olhe de vez em quando, para não queimar. Escorra a água e está pronto!

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.