Creme de Avelã Vegano (“Nutella”)

Finalmente eu trouxe aqui para o blog uma receita de nutella vegana, que é bem fácil de fazer e leva poucos ingredientes, inclusive é mais saudável que a original. ♥ Adaptei esta receita de nutella do blog Fablunch.

Ingredientes

250g de avelãs
4 colheres (de sopa) de cacau natural em pó
Entre 1/2 e 2/3 de xícara de açúcar mascavo
1/4 de colher (de chá) de extrato de baunilha (ou mais, se preferir)
Uma pitada de sal
Água quente para dar cremosidade (aproximadamente 2/3 de xícara)

  • Preço médio: R$13,00*

  • Rende cerca de 350g

  • Tempo de preparo: 40 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 180ºC. Em uma assadeira, espalhe 250g de avelãs e leve para assar por cerca de 15 minutos, para ficarem mais saborosas e as peles sairem com mais facilidade.
Coloque estas avelãs sobre um pano de prato e esfregue bem, para remover o máximo que conseguir de peles. Não tem problema se ficarem algumas.
Coloque estas avelãs ainda mornas em um processador. Se estiverem frias, volte ao forno por mais um ou dois minutos, pois é mais fácil de bater e liberar o óleo quando as avelãs estão quentes.
Bata bem, até obter uma mistura mole (veja o vídeo). Caso necessário, pare e mexa. No começo vai ser difícil, depois vai parecer uma areia, depois vão ser formados alguns bloquinhos, e por fim uma pastinha líquida. Tenha paciência.
Adicione o cacau, o açúcar, o extrato de baunilha e uma pitada de sal. Bata para misturar.
Esta mistura vai ser grossa e para deixar ela mais cremosa, vá adicionando água fervente aos poucos, até obter a textura do seu agrado. Quanto mais água, mais cremosa, mas não exagere. Pra quantidade de avelã usada, recomendo que use entre 1/2 xícara e 3/4 de xícara. Está pronto!

Dicas

  • Eu adaptei esta receita do blog Fablunch e ela ensina outras versões com outros adoçantes, como açúcar de coco, maple syrup e tâmaras.
  • Eu não gosto de coisas muito doces, então geralmente coloco entre 1/2 e 2/3 de xícara de açúcar mascavo na minha nutella.
  • Se estiver muito difícil de tirar as cascas de todas as avelãs, você pode separar as avelãs que você conseguiu retirar as peles e voltar ao forno as que estão com elas ainda.
  • *Paguei R$45,00 no kg de avelãs. Recomendo que compre em empórios de grãos, o preço é melhor do que em supermercados. Lembrando que preços variam conforme regiões, cidades, locais de compra. Pesquise antes de comprar (:
  • Eu tentei fazer outras receitas de nutella com o chocolate derretido, mas como nem todo mundo encontra chocolate vegano com facilidade, optei por compartilhar esta versão com cacau, que é mais acessível e fácil de ser encontrado. Se você quiser uma versão com chocolate, tem esta receita da Fran, do Vai comer o que?
  • Não tentei fazer com o liquidificador, mas da mesma forma que a manteiga de amendoim, acho que é possível. Só acredito que vai dar bastante trabalho porque as avelãs são bem durinhas, então recomendo que deixe suas avelãs quentinhas, pra soltarem o óleo mais facilmente. Inclusive, se você demorar muito pra tirar as peles, recomendo que volte suas avelãs ao forno por mais um ou dois minutinhos antes de bater.
  • Eu guardo esta “nutella” pronta fora da geladeira por cerca de 1 semana em um pote esterilizado. Dentro da geladeira ela dá uma firmada, mas também pode ser armazenada lá.
  • Veja como fazer tortinhas de “nutella” aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.