Curau (Vegan)

Amo curau e fiquei surpresa quando descobri que era fácil de fazer! Esta receita fica super cremosa e leva pouquíssimos ingredientes. ♥
Muitas pessoas colocam leite condensado, mas acho que não precisa, pois o açúcar já adoça bem!

Ingredientes

Milho de 4 espigas (cerca de 2 e 1/2 xícaras)
2 xícaras (de chá) de leite de amendoim (de coco caseiro, de amêndoas, soja ou água mesmo)
1/2 xícara (de chá) de açúcar (usei o demerara)
Uma pitada de Sal
Canela a gosto

  • Preço médio: R$4,50

  • Serve em média 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 30 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque o milho e o leite e bata até obter uma mistura uniforme. Coe bem, mas não jogue o bagaço fora. Você pode usar o bagaço para fazer bolo!
Coloque o milho batido em uma panela, adicione o açúcar, uma pitada de sal, misture e deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar. Misture sempre para não queimar ou empelotar. Cozinhe por cerca de 20 minutos ou até obter um creme firme (veja a textura do meu no vídeo). Quanto mais você cozinhar, mais firme ele vai ficar.
Desligue e coloque em potinhos ou em uma travessa pequena! Se gostar, salpique canela em pó para servir.
Você pode servir quente, morno ou frio. Se quiser comer gelado, coloque no potinho e espere esfriar para guardar na geladeira. Quanto mais frio, mais firme ele vai ficar (:

Dicas

Além do leite de amendoim (receita aqui), este curau pode ser feito com o leite de soja, de amêndoas (aqui), de coco (aqui) e até mesmo com água!
– Nesta receita, eu usei o açúcar demerara, mas pode ser feito com o refinado, cristal e acho que também com o adoçante culinário.
– Não jogue o bagaço fora, você pode fazer um bolo! Usei como base esta receita aqui e coloquei coco ralado no lugar do queijo, leite de amendoim no lugar do de vaca e óleo vegetal no lugar da margarina.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.