Banoffee Vegana (Torta com “Doce de Leite de Amêndoas” e Banana)

Esta versão vegana de banoffee, que é uma torta com doce de leite e banana, fica muito gostosa e leva um doce feito com amêndoas bem delicioso e facinho de fazer.♥

Ingredientes

Doce de Leite de Amêndoas

1 e 1/2 xícaras (de chá) de amêndoas cruas
4 xícaras (de chá) de água filtrada
1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1/4 de colher (de chá) de extrato de baunilha
Uma pitada de sal

Massa

200g de bolacha maisena sem leite
3 colheres (de sopa) de óleo vegetal
3 colheres (de sopa) de água

Montagem

70g de chocolate sem leite
2 colheres (de sopa) de leite de coco de vidrinho
3 bananas nanicas maduras cortadas em rodelas
Suco de 2 laranjas ou suco de 2 limões pequenos
Chantilly vegano
Raspas de Chocolate

  • Preço médio: R$24,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 8 horas (molho amêndoas) + 1 h40min (doce, torta e montagem) + 6 horas (geladeira)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Doce de Leite de Amêndoas

Em uma vasilha, coloque as amêndoas, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas. Escorra, lave e coloque em um liquidificador, juntamente com mais 4 xícaras de água filtrada. Bata por um minuto, em seguida coe bem em uma peneira fina ou coador.
Esquente este leite em fogo baixo e, enquanto isso, em uma panela grande e alta em fogo baixo, derreta o açúcar, o que vai levar cerca de 7 minutos.
Coloque meia xícara do leite quente no açúcar, que não precisa estar totalmente derretido (veja o vídeo), e espere a espuma abaixar. Adicione o restante do leite e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
O doce vai estar no ponto quando estiver bem reduzido, encorpado e no ponto de brigadeiro mole.
Desligue, adicione o extrato de baunilha, uma pitada de sal e misture
Coloque em uma vasilha e bata com um fouet por cerca de 2 minutos, pra ficar bem cremoso. E reserve.

Massa

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Em um processador ou liqudificador, coloque a bolacha maisena sem leite e bata até triturar, coloque em uma vasilha e adicione o óleo vegetal e a água, e misture.
Coloque esta massa em uma forma antiaderente, com no máximo 22cm de diâmetro, levemente untada e leve pra assar por cerca de 15 minutos ou até bordas estarem levemente douradas. Retire do forno e espere esfriar

Montagem

Derreta o chocolate meio amargo ou amargo sem leite, adicione o leite de coco, misture e coloque sobre a massa.
Adicione o doce de leite e cubra com plástico. Leve à geladeira por pelo menos 6 horas para gelar.

Antes de servir, corte as bananas, misture com o suco de laranja, para não escurecerem, depois escorra o excesso de suco, coloque sobre a torta (você pode também pincelar o suco).

Cubra com o chantilly vegano de sua preferência e, se quiser, coloque raspinhas de chocolate pra decorar. Está pronto!

Dicas

  • Se você preferir, pode usar o leite de amendoim, que é mais barato, no lugar do leite de amêndoas, só que seu doce vai ficar com um leve gostinho de amendoim (não que isso seja ruim, mas o de amêndoas é mais neutro).
  • Você pode fazer o outro doce de leite que ensinei aqui, que leva leite de coco na composição e também fica muito gostoso.
  • Se quiser, faça sem o chocolate, só com doce de leite, mas neste caso recomendo que dobre a receita, porque não rende muito (dá mais ou menos 1 xícara) e sua torta pode ficar muito baixa. Pra não encarecer, porque amêndoas são caras, a não ser que use leite de amendoim, você pode reduzir a quantidade de massa e fazer tortinhas menores.
  • Se você quiser fazer o doce no dia anterior, não tem problema, mas não coloque as bananas. Por mais que o suco ajude elas a não escurecerem, é melhor colocar elas e o chantilly no dia, senão além das bananas ficarem meio escuras, corre o risco destes ingredientes, assim como o suco de laranja ou limão, deixarem a massa meio encharcada e ela não ficar tão crocante.
  • Existe chocolate sem leite, da mesma forma que existe bolacha maisena vegana, mas se quiser ver outras opções de massa pra sua torta, dê uma olhadinha nestas opções: base com farinha de trigobase com castanha de caju, base com amêndoas.
  • Veja uma versão desta torta com ameixa aqui.
  • Veja outras opções de sobremesa pra sua ceia no nosso post com sugestões para o Natal.
  • Guarde os resíduos das amêndoas! Você pode temperar com azeite, sal e limão, e comer como “ricota”, com pão; salpicar sobre receitas; colocar em massas de pães e bolos. Pode fazer este bolo de banana, este tabule e estes cookies (use no lugar do okara).
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.