Cupcakes de Cacau

Sempre recebi pedidos de leitores para fazer uma receita de cupcake, aí aproveitei a proximidade do dia das crianças e trouxe esta receitinha. Esta massa com cacau é super macia, e era uma receita antiga da minha mãe, que adaptei tirando os ovos, o chocolate em pó e o leite. Ah, se preferir, faça um bolo ao invés de cupcakes; use uma assadeira média, com cerca de 20cm de diâmetro ou retangular.

Ingredientes

2 colheres (de sopa) de sementes de linhaça
6 colheres (de sopa) de água
1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 xícara (de chá) de açúcar cristal
1/2 xícara (de chá) de cacau em pó
1 xícara (de chá) de café coado sem açúcar morno (ou água morna na mesma quantidade para quem preferir)
1/2 xícara (de chá) de óleo vegetal
1 colher (de sopa) de suco de limão ou vinagre branco
1 colher (de sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Cobertura

200g de chocolate amargo 70% de cacau
3/4 xícara (de chá) de leite de soja
2 colheres (de chá) de ágar-ágar
2 colheres (de sopa) de açúcar
1 colher (de café) de essência de baunilha

  • Preço médio: R$ 5,50 (bolinhos com as forminhas) + R$17,00 (cobertura – o preço dependerá do valor do chocolate que você comprar)

  • Rende 12 cupcakes

  • Tempo de preparo: cerca de 45 minutos

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata as sementes de linhaça até ficarem bem trituradas. Coloque em uma vasilha, acrescente a água e deixe descansando por 15 minutos.
Pré-aqueça o forno a 210ºC. Em uma vasilha, coloque a farinha, o açúcar, o cacau, e adicione a mistura de linhaça com água, o óleo, o café, o limão, coloque uma pitada de sal e misture até ficar homogêneo. Em seguida, acrescente o fermento em pó e misture novamente. Despeje a mistura em forminhas, mas dê um dedo de distância do topo para não transbordar quando assar. Asse por 25 minutos ou até assarem por completo (espete um palito, garfo ou faca; se sair limpo, o bolo estará no ponto).
Enquanto os bolinhos assam, prepare a cobertura. Em uma vasilha grande, coloque uma forminha inteira de gelo e cerca de meio litro de água. Em uma vasilha menor, misture o leite de soja, o açúcar, o ágar-ágar e a essência de baunilha, e reserve.
Em uma panela em banho maria, derreta o chocolate picado, e quando estiver totalmente derretido acrescente a mistura do leite de soja, misturando por cerca de dois minutos até ficar homogêneo (mantenha o fogo ligado e a panela em banho maria). Coloque esta mistura de chocolate em uma vasilha, ou mantenha na panela mesmo, coloque sobre o gelo, e misture delicadamente com um fouet ou garfo até ela ficar firme, o que levará uns 5 minutos. (Veja o vídeo)
Espere os bolinhos esfriarem um pouco para cobrir, senão derreterá a cobertura, e decore como preferir. Está pronto!

Dicas

  • Eu não consegui fazer um chantilly para cobrir estes cupcakes. Testei várias receitas e uma ficou pior que a outra. Seja com óleo, seja com amido de milho, nenhuma ficava bonitinha e firme. E eu queria fazer algo diferente de brigadeiro, aí criei uma cobertura de chocolate baseada nesta receita aqui. Com a mistura de leite de soja, notei que rende mais e fica mais cremoso. Coloquei o ágar-ágar (veja o que é aqui) para ficar ainda mais firme e não desmanchar. Mas caso não achar, pode fazer sem e com menos leite, no caso 1/2 xícara, e com o mesmo processo da bacia com gelo. Acredito que seu chocolate ficará um pouco mais encorpado, e talvez com um pouco de dificuldade de passar pelo bico. Quem não tiver bico de confeiteiro pode distribuir a cobertura com a colher que fica legal também (:
  • *Update: Consegui fazer chantilly vegano!! Veja a receita aqui.
  • É muito importante que o chocolate tenha 70% ou mais de cacau, senão não dará certo.
  • Veja uma versão sem glúten aqui.
  • Guarde estes cupcakes na geladeira, em um pote fechado, por até 3 dias. O ideal é comer no dia, no máximo no dia seguinte, pois com o tempo eles vão ficando ressecados.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.