Escondidinho de Cabotiá com Refogado de Quinoa e Legumes

Para este dia das mães, eu e a minha irmã (Renata) preparamos um prato em homenagem à nossa mãe (Nadir). Escolhemos o escondidinho por ser delicioso, fácil, bem comfort food e cara de mãe! ♥ Desejamos à todas as mães um feliz dia, e fica aqui um abraço especial à nossa mãe e à minha sogra (Rosane). (:

Ingredientes

Purê de Cabotiá

650g de abóbora cabotiá picada grosseiramente
4 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
4 colheres (de sopa) de leite de coco (ou mais, se você preferir)
Sal a gosto

Refogado de Quinoa e Legumes

1/3 de xícara (de chá) de quinoa em grãos
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
4 dentes de alho picados
1 xícara (de chá) de cenoura picada (1 unidade pequena)
1 xícara (de chá) de milho cru (2 sabugos)
1 e 1/2 xícaras (de chá) de brócolis (1/2 unidade pequena)
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
1/2 xícara (de chá) de ervilha (usei a congelada)
Curry em pó a gosto
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Azeite a gosto

  • Preço médio: R$15,00

  • Serve até 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 1 hora

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Comece picando todos os ingredientes conforme a lista ao lado, para ficar mais fácil. Você pode manter a casca da abóbora como eu. Geralmente lavo bem e retiro apenas partes machucadas.

Para o purê 

Cozinhe a abóbora como preferir, seja no vapor, na água ou no forno, até ela ficar macia e uma faca atravessá-la com facilidade. Eu cozinhei no vapor por cerca de 15 minutos. Em seguida, amasse os pedaços ainda quentes, tomando cuidado para não se queimar.
Para preparar o purê, coloque um fio de óleo em uma panela em fogo médio, e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente a abóbora amassada, tempere com sal a gosto e adicione o leite de coco. Misture até obter um purê. Desligue e se quiser, coloque pimenta moída. Reserve.

Para o Refogado

Para preparar o refogado, comece colocando a quinoa em uma vasilha, cubra com água quente e deixe descansar por 2 minutos. Em seguida, escorra e lave. Este processo ajuda a eliminar a saponina presente na quinoa.
Coloque 2/3 de xícara de água para ferver, adicione a quinoa lavada e deixe cozinhar em fogo baixo até a quinoa ficar cozida (ela fica inchada e com o contorno transparente, veja o vídeo). Desligue e reserve.
Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Adicione a cenoura e refogue por cerca de um minuto. Acrescente o milho e refogue por mais um minuto. Adicione o brócolis, tempere com sal e curry a gosto e refogue por mais 3 minutos ou até os ingredientes ficarem cozidos, mas não muito moles, pois ainda irão ao forno. Adicione a quinoa cozida, a ervilha e corrija o sal (se necessário). Desligue, acrescente a salsinha e cebolinha picadas, regue com um fio de azeite e misture.
Distribua o refogado sobre uma travessa média (a que usei tinha 16cm x 25cm), cubra com o purê e leve ao forno pré-aquecido a 210ºC para esquentar, o que vai levar cerca de 15 minutos.
Se quiser, salpique castanha de caju e salsinha picada por cima, na hora de servir. Está pronto!

Dicas

  • Nesta receita, usamos um refogado de quinoa e legumes, porque a quinoa é uma boa fonte de proteína, mas você pode fazer sem ela. Você também pode usar outros recheios, como brócolis refogado, espinafre, cogumelos…
  • Se não gostar de cabotiá, pode fazer um purê de mandioca ou de batata, ou outro, como o de batata e couve-flor, que ensinei aqui.
  • Para salpicar: ao invés de usar castanha de caju, que é meio cara, você pode usar a do Pará, ou gergelim e até mesmo semente de girassol.
  • Você pode preparar este prato no dia anterior, guardar na geladeira, para depois esquentar e servir no dia seguinte.
  • Há um tempo ensinei esta receita de escondidinho de mandioca com recheio de pts.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.