Esta é uma das receitas mais rápidas a se fazer com a proteína de soja. Embora seja muito fácil de se fazer, já ouvi queixas; conversei com pessoas que me disseram que não deu certo, ou que ficou ruim. Fiz, dei para estas pessoas experimentarem e viram que estrogonofe de carne de soja pode ser bom sim! Acredito que pecaram no tempero. Muitas pessoas costumam fazer o molho e colocar a soja sem temperar ou refogar. Ela tem um gosto um pouco forte, precisa ser lavada, e para ter gosto precisa de temperos. O vinagre ajuda muito também! É só este o segredo! (:

estrogonofe de carne de soja

Ingredientes:

2 xícaras de proteína texturizada de soja grossa
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
1/2 pacote de molho de tomate pronto
1 colher (de sopa) de vinagre branco
1/2 pacote de creme de leite (pode usar o de soja, creme de castanha de caju ou leite de aveia)
50 gramas de champignon picado
5 colheres de sopa de cheiro verde picado
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Hidrate e lave a carne de soja, 3 vezes é o ideal para tirar um pouco o gosto forte que ela tem, e esprema muito bem.
Refogue o alho e a cebola até dourar, e em seguida adicione a proteína de soja. Acrescente uma colher de sopa de vinagre branco para ajudar à pegar melhor o tempero, e tempere com sal a gosto.
Deixe refogando na panela até ela dar uma leve tostadinha. O segredo do preparo da carne de soja é ter paciência e temperar bem! (se preferir, acrescente pimenta do reino, orégano, curry)
Coloque o champignon e o cheiro verde, e refogue mais um pouco.
Acrescente o molho, misture, e deixe refogando por mais alguns minutos, até o molho ficar mais suculento. Corrija o sal se necessário, desligue o fogo, coloque o creme escolhido e misture novamene!
Uma receita bem rápida para uma semana corrida!! 🙂

  • Preço médio: R$ 6,00
  • Rende em média para 4 pessoas
  • Não contém glúten
  • Vegan ( Use creme de soja, leite de aveia ou creme de castanha de caju)
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.