Estrogonofe de Grão-de-Bico

O estrogonofe é um prato super fácil de fazer, e aqui no blog já tem 4 receitas: de palmito, berinjela, de proteína de soja e salsicha de soja. Neste post vou ensinar mais uma versão, que é super gostosa e nutritiva, feita com grão de bico!
Veja os outros estrogonofes aqui.

Ingredientes

4 dentes alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1 xícara (de chá) de grão de bico cru
100g cogumelos frescos fatiados
1 e 1/2 xícara (de chá) de molho tomate
1 xícara (de chá) de leite de amêndoas
2 colheres (de sopa) de mostarda
1/2 xícara (de chá) de leite de amêndoas misturada com 2 colheres (de sopa) de amido de milho
6 folhas de manjericão grandes picadas
1 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Pimenta do reino moída a gosto

  • Preço médio: R$ 10,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 8 horas (molho) + 25 minutos (preparo)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque o grão de bico cru, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas. Escorra, lave bem e coloque em uma panela de pressão. Cubra com dois dedos de água e deixe cozinhar em fogo médio por 5 minutos depois que pegar pressão e desligue. Escorra e reserve.
Em uma panela grande e em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho picado e a cebola picada até ficarem levemente dourados. Acrescente o grão de bico cozido, os cogumelos fatiados, tempere com sal a gosto e refogue por cerca de 1 minuto, até o cogumelo ficar levemente macio.
Adicione o molho de tomate, 1 xícara do leite de amêndoas, misture, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.
Quando estiver fervendo, acrescente a mostarda, o leite de amêndoas misturado com o amido de milho e deixe engrossar. Adicione as folhas de manjericão, a salsinha e cebolinha picadas, misture e se gostar coloque pimenta do reino a gosto. Está pronto!

Dicas

  • No lugar do grão de bico cru, que cozinhei na pressão, você pode usar o grão de bico em conserva.
  • Ao invés de usar cogumelos paris frescos, você pode usar shiitake ou outro cogumelo de sua preferência, e até mesmo champignon em conserva. Você também pode usar palmito picadinho.
  • Nesta receita eu usei aqueles molhos de tomate de vidrinho, que tem menos conservante e são mais saudáveis, mas você pode fazer um molho caseiro e usar no lugar, e também usar extrato de tomate.
  • Para dar a cremosidade no estrogonofe, eu usei o leite de amêndoas e o amido de milho, mas se preferir você pode usar o leite de aveia, que ensinei no vídeo do estrogonofe de palmito (Veja aqui).
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.