Falso “Arroz” de Couve-flor

O falso arroz, feito com couve-flor, é uma opção pra substituir o arroz convencional, seja para quem procura diminuir carboidratos e calorias ou para quem quer uma opção diferente e levinha para as refeições! ♥

Ingredientes

Flores de uma couve-flor média (400g de flores)
1/2 cebola média picada
1 dente de alho grande picado
Sal a gosto
Azeite ou óleo vegetal a gosto
Salsinha e cebolinha picadas a gosto
Pimenta moída a gosto

  • Preço médio: R$4,50

  • Serve bem 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 20 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, separe as florezinhas de 1 couve-flor média, só as pontinhas, e lave bem.
Em um processador, processe estas flores utilizando a tecla pulsar.
Em uma panela antiaderente em fogo baixo, coloque um fio de óleo ou azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. Adicione a couve-flor processada, tempere com sal a gosto e refogue por cerca de 5 minutos, mexendo sempre para não queimar.
Desligue, tempere com pimenta, salsinha e cebolinha picadas a gosto.
Está pronto!

Dicas

  • Se você não tiver o processador, pode fazer em um liquidificador, pulsando, ou pode ralar as florezinhas em um ralador.
  • É uma receita que não tem erro, você pode fazer com o quanto de couve-flor e temperos quiser, só é importante que você use as pontinhas, que são as flores, e o talo você pode aproveitar para fazer saladas, farofas, ou o purê de batata e couve-flor que ensinei aqui, ou a maionese de couve-flor, que ensinei aqui, ou até mesmo o molho branco de couve-flor, ensinado aqui. Pra estas duas últimas receitas, é importante cozinhar bem para que os talos fiquem molinhos (:
  • Se quiser, pode fazer este “arroz” temperado com pimentão, cenoura, ervilha, milho, cogumelo, vagem…com o que você quiser!
    Eu faço assim: refogo o 1 dente de alho grande picado e 1/2 cebola picada, coloco 1 xícara de vagem bem picada (bem fininha) e refogo por um minutinho. Adiciono 1/2 xícara de pimentão amarelo e 1/2 xícara de pimentão vermelho picado, 1 xícara de cenoura ralada e adiciono a couve-flor (400g, como nesta receita). Tempero com sal e refogo tudo em fogo baixo, mexendo sempre por 5 minutos. Depois só coloco pimenta, salsinha e cebolinha. Às vezes coloco uma pitadinha de curry, fica bem gostoso (:
  • Você pode servir este “arroz” com parmegiana, como a de tofu, a de berinjela e a de cogumelo, ou um tofu grelhado mesmo; pode servir com o rocambole lentilha, assado de grão de bico ou seitan.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.