Hambúrguer de Ervilha

Este hambúrguer de ervilha, além de ter uma cor linda, é super saboroso e nutritivo! Ele leva poucos ingredientes na composição e é bem fácil de preparar.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de ervilha partida seca
2 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1 e 1/2 xícara (de chá) de água ou caldo de legumes quente
1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1 pitada de cominho
1 colher (de sopa) de suco de limão
Farinha de trigo integral ou branca, aveia em flocos finos ou farinha de arroz para dar liga (cerca de 1/2 xícara)

  • Preço médio: R$ 4,00

  • Rende em média 5 hambúrgueres

  • Tempo de preparo: 12 horas (molho ervilha) + 30 minutos (preparo) + 30 minutos (descanso) + 1h (freezer)

  • Pode conter ou não glúten, dependendo da farinha usada

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque a ervilha seca, cubra com o triplo de água e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave e reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente a ervilha, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos. Adicione a água ou caldo de legumes, misture, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa semi fechada.
deixe cozinhar ate a ervilha estar bem macia, porém ainda com o formato dela, não desmanchando. Se necessário, acrescente mais água.
Desligue, corrija o sal, se necessário, e tempere com o que preferir.
Eu coloquei salsinha, orégano desidratado e uma pitada de cominho. Misture bem e deixe esfriar.
Quando estiver mais frio, adicione farinha de trigo integral ou branca, aveia em flocos finos ou farinha de arroz aos poucos. Misture até obter uma massa modelável.
Modele hambúrgueres, coloque sobre papel manteiga e leve ao freezer por uma hora, para ficarem mais firminhos na hora de fritar.
Espalhe um fio de óleo em uma frigideira antiaderente e frite os hambúrgueres em fogo médio até ficarem levemente dourados dos dois lados. Para virar, espere ficarem bem douradinhos, para não desmancharem.
Sirva com o molho e está pronto!

Dicas

  • Uma coisa que notei quando estava fazendo os testes, é que as ervilhas muito velhas ficam mais secas e demoram muito mais para cozinhar, elas também pedem mais água. Eu achei um pacotinho de ervilha no meu armário que deveria ter pelo menos 6 meses e quando fui cozinhar, demorou muito para ficar macia e precisou de bastante água.
  • Veja a receita do caldo de legumes caseiro aqui.
  • Eu não recomendo fazer na pressão, pois em 5 minutos a ervilha já estará bem desmanchada. É bom fazer na panela normal, pois, assim, você vai vendo o ponto dela e quando está ficando macia.
  • Muitas pessoas me perguntam se é realmente necessário deixar grãos de molho. O molho não serve apenas para ajudar a deixar o grão mais macio, como grão de bico, lentilha, feijão… Ajuda também com relação aos fitatos (veja mais aqui). A nutricionista Ana Ceregatti sugeriu deixar a ervilha de molho por 12 horas.
  • Você pode congelar os hambúrgueres. Depois que levou ao freezer, retire com cuidado e guarde em potinhos ou saquinhos fechados por até dois meses.
  • Tempere com o que preferir; você pode colocar curry, páprica, cebolinha…
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.