Kafta de Forno

Sou muito fã da cozinha árabe, tanto que vivo estudando versões de receitas, como quibes. Adoro fazer os patês, esfirras, mas algo que eu nunca tinha feito foi a kafta!
Dei uma leve pesquisada na internet e tinha pouquíssima coisa. Fiquei estudando a receita por uma semana e cheguei a este resultado. Uma dica: capriche na pimentinha e coma com limão (:

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de proteína de soja texturizada pequena
1 cebola média
1/2 xícara (de chá) de azeite
1 colher (de sopa) de orégano
1 colher (de sopa) de hortelã desidratada
1 colher (de sopa) de vinagre branco
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta a gosto

  • Preço médio: R$5,50

  • Rende em média 5 ou 6 unidades

  • Tempo de preparo: 20 minutos (preparo) + 3 horas (descanso) + 35 minutos (forno)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, hidrate a proteína de soja da forma como preferir, eu usei 3 xícaras de água. Bata esta proteína de soja depois de hidratada com a própria água mesmo em um liquidificador. Em seguida lave bem e escorra e aperte bem, para sair toda a água.
Coloque em uma vasilha, rale a cebola, e acrescente o azeite, o orégano, a hortelã desidratada, o vinagre, e tempere com sal e pimenta a gosto.
Cubra a vasilha com filme e deixe descansar na geladeira por cerca de 3 horas, para o tempero curtir bem.
Retire da geladeira e adicione a farinha de trigo e misture bem.
Unte uma assadeira com azeite e envolva os palitos com a mistura, em seguida disponha-os um a um sobre ela.
Regue com um pouco de azeite e asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 20 minutos, em seguida vire as kaftas para assar uniformemente. Deixe assar por mais 15 minutos ou até dourar e está pronto!!

Dicas

  • Não cheguei a assar as kaftas na grelha. Como elas ficam um pouco moles, não seria possível colocar direto. Soluções: pre-assar a kafta no forno e terminar na churrasqueira, ou colocar um papel alumínio sobre a grelha, como alguns leitores fizeram, até a kafta ficar firme.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.