Mac and “Cheese” Vegano

Aprenda a fazer uma versão vegana de um macarrão super conhecido, o Mac and Cheese (mac´n´cheese)! Descobri esta receita neste site aqui (Vegan Yumminnes) e adaptei. Ele fica super cremoso e a combinação de ingredientes lembra bastante o queijo! ♥

Ingredientes

1 xícara (de chá) de castanhas de caju cruas (cerca de 100g)
3 dentes alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
450g de batatas (3 xícaras ou 2 grandes) picadas
100g de cenoura (1 xícara ou 1 pequena) picada
3 xícaras (de chá) água
1 colher (de sopa) de suco de limão (ou mais se você preferir)
500g de macarrão sem ovos (1 pacote)

  • Preço médio: R$ 13,00

  • Serve em média 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 3 (horas molho) + 40 minutos (preparo)

  • Contém glúten (macarrão – mas é só usar um macarrão sem glúten, como o de milho)

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque as castanhas de caju, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 3 horas. Escorra, lave e reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente a cenoura picada, a batata inglesa picada, tempere com sal a gosto e refogue por cerca de 3 minutos. Adicione a água e deixe cozinhar até a batata e a cenoura estarem bem macias. Desligue e deixe esfriar por 15 minutos.
Enquanto isso, cozinhe o macarrão.
Coloque a mistura da panela em um liquidificador, adicione a castanha de caju, o suco de limão e bata até obter um creme uniforme. Misture o creme e o macarrão. Está pronto!

Dicas

  • Se você quiser, pode adicionar mais castanha de caju, já testei com mais meia xícara e ficou delicioso também!
  • Se gostar de mandioquinha, que é a batata baroa, você pode substituir parte das batatas por ela, que também dá certo.
  • Você pode adicionar outros temperos de sua preferência, como páprica doce, pimenta moída, chilli em pó, salsinha picada…
  • Não vi necessidade de colocar Nutritional Yeast, mas se você tiver em casa pode por. Como é um ingrediente um pouco caro aqui no Brasil e nem todos têm acesso, preferi deixar de fora e não senti falta neste macarrão.
  • Dá pra fazer Mac and Cheese com a receita de fondue que ensinamos aqui, e fica muito bom também (Receita).
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.