Macarrão ao Molho Funghi

Quando quero fazer algo saboroso e rápido, faço este macarrão! Amo, amo, amo! Caso quiser, use shiitake no lugar do funghi. Fica muito bom também, mas para molhos vermelhos prefiro o funghi mesmo. Gosto mais do shiitake com alho e óleo, como nesta receita aqui.

Ingredientes

250g de macarrão (exitem opções sem ovos) – meio pacote
3 dentes de alho grandes bem picados
1/2 cebola grande bem picada 1 xícara (de chá) de cogumelos funghi secos
1 xícara (de chá) de água morna
1 pacote de molho de tomate
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
1/2 xícara (de chá) de manjericão picado
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite para regar

  • Preço médio: R$8,00

  • Serve em média 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 30 minutos

  • Pode conter ou não glúten (depende do macarrão utilizado)

  • Vegan

Modo de preparo

Lave o funghi para tirar vestígios de sujeira, e deixe-o de molho na água morna até ele ficar macio, o que vai levar cerca de 20 minutos. Se gostar, substitua parte da água por vinho branco, que fica bom também.
Prepare o macarrão conforme a descrição da embalagem. Escorra, adicione um fio de azeite e misture para o macarrão não ressecar, e reserve.
Pique todos os ingredientes e escorra o funghi, mas reserve a água (vai ser usada 1/2 xícara para o molho). Pique-o em pedaços menores ou em tiras.
Em uma panela grande e em fogo médio, coloque um fio de óleo, o alho e refogue até dar uma leve douradinha. Acrescente a cebola e refogue mais um pouco, adicione o funghi e misture. Deixe refogando por alguns minutos e adicione o molho de tomate, meia xícara da água da hidratação, tempere com sal a gosto e abaixe o fogo.
Deixe o molho ferver por cerca de 5 minutos, em seguida acrescente o cheiro verde, o manjericão e a pimenta, misture e desligue. Regue o molho com azeite a gosto e jogue-o sobre a massa. Está pronto!

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.