Macarrão alho e óleo, além de prático, é tudo de bom! Descobri a mais ou menos um ano atrás algo que completa este delicioso tipo de massa: o shiitake! Sou meio suspeita pra falar, já que amo shiitake, e colocaria em tudo, se não fosse um pouco caro. Mas quando bem picadinho e com outras coisas ele rende bem, e acrescenta ao seu prato um sabor único! Fazer macarrão é algo muito pessoal, seja o tempero, seja a quantidade de cada ingrediente, seja o segredo especial. Na minha opinião, shiitake combina muito com margarina/manteiga  e shoyu! Esta receita pode ser vegetariana ou vegana, dependendo da massa escolhida e também do uso de margarina vegetal ou mesmo azeite.
Macarrao de Shiitake

Ingredientes:

1 pacote de Macarrão ( usei espaguete)
6 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
2 xícara de chá de shiitakes desidratados
3 colheres (de sopa) de margarinavegetal – ou azeite
¼ de xícara (de chá) de shoyu
1 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Sal a gosto
Azeite a gosto

Modo de Preparo:

Lave e hidrate o shiitake. Coloque a água para o cozimento do macarrão para ferver com um fio de azeite e um pouco de sal; o tempo da água ferver e de cozinhar o macarrão é praticamente o mesmo de preparar os outros ingredientes: amassar os dentes de alho, picar bem a cebola, o cheiro verde e o shiitake.
Refogue a margarina vegetal, ou azeite, e o alho em uma panela grande; assim que o alho estiver levemente dourado acrescente o shiitake e a cebola. Deixe os ingredientes refogando em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Coloque o shoyu, o sal (se sentir necessidade), e o cheiro verde. Você pode adicionar orégano também.
Mexa mais um pouco e acrescente o macarrão já cozido e escorrido, mexendo com cuidado para não empapar. Caso ficar muito seco e difícil de mexer, acrescente azeite a seu gosto. E corrija o sal se precisar. Está pronto! (:

  • Preço médio: R$ 6,50
  • Rende em média para 4 pessoas
  • Contém glúten
  • Vegan/ Ov0-Lacto-Vegetariana
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.