Maionese de Castanha de Caju

Esta maionese de castanha de caju é muito saborosa, fácil de preparar e não leva tanto óleo como muitas outras receitas, e sim azeite. Aprendi esta receita com a Lori, do Veganana, e até já compartilhei aqui no blog, na receita de salada de macarrão. Nesta receita, adicionei a salsinha para deixar a maionese colorida e com mais vitaminas.

Ingredientes

1 xícara (de chá) de castanha de caju crua
1 dente de alho sem o miolo
1/2 xícara (de chá) de água
1 colher (de sopa) de suco de limão
1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
1/4 de xícara (de chá) de azeite
Cerca de 1/4 de xícara (de água), para colocar aos poucos

  • Preço médio: R$ 12,00

  • Rende cerca de 1 e 1/2 xícaras (360ml) de maionese

  • Tempo de preparo: 4 horas (molho castanhas) + 10 minutos (preparo)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque a castanha de caju crua em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 4 horas. Escorra, lave e reserve.
Coloque as castanhas em um liquidificador, adicione o alho sem miolo (para não ficar tão ardido) e a meia xícara de água; bata até obter uma pasta grossa.
Se estiver difícil de bater, mexa com uma colher e coloque mais um pouco de água (tomando cuidado para não por muito, senão a maionese não pegará o ponto certo).
Adicione o suco de limão, tempere com sal a gosto, acrescente a salsinha picada, o azeite e bata novamente. Acrescente aos poucos cerca de 1/4 de xícara de água (se precisar coloque mais) e bata até obter um creme grosso, uniforme e pastoso.
Está pronto!

Dicas

  • Você pode usar cebolinha, azeitonas ou tomate seco no lugar da salsinha. Se preferir, pode fazer sem também.
  • Guarde na geladeira por até 3 ou 4 dias, em um potinho fechado.
  • Esta maionese fica ótima com hambúrgueres vegetais, como o de ervilha, em lanches, torradas, com salada.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.