Nhoque de Abóbora com Cogumelos e Sálvia

Aprenda a fazer um nhoque de abóbora bem saboroso, fácil de fazer e que é uma ótima opção para a ceia de Natal. ♥

Ingredientes

Massa

400g de abóbora cabotiá crua (1/2 abóbora média)
1 colher (de sopa) de azeite
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
Cominho a gosto
Cerca de 1 xícara (de chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enrolar a massa

Para Refogar

150g de cogumelos Paris fatiados
10 folhas de sálvia fresca
2 dentes de alho picados
1 colher (de sopa) de azeite
Sal a gosto

  • Preço médio: R$8,00

  • Serve cerca de 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 1h20min

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Preaqueca o forno a 180ºC. Unte com azeite ou óleo uma assadeira antiaderente e coloque a abóbora cabotiá cortada em cubinhos.
Tempere com sal a gosto e, se quiser, com uma pitada de noz moscada e cominho. Regue com 1 colher (de sopa) de azeite, misture bem e cubra com papel alumínio.
Leve para assar por cerca de 40 minutos ou até os pedaços ficarem macios. Procure mexer os pedaços de abóbora de vez em quando.
Para saber o ponto, espete-os com um garfo, que deve atravessá-los com facilidade.
Amasse muito bem a abóbora ainda quente e deixe que esfrie por cerca de 15 minutos. Obtive cerca de 1 e 1/2 xícara de abóbora cozida amassada.
Coloque-a em uma vasilha, corrija o sal, se necessário, e adicione farinha de trigo aos poucos, até obter uma mistura firme e que dê para modelar. Para essa quantidade de abóbora, geralmente uso 1 xícara cheia de farinha de trigo.
Evite por farinha demais, para seu nhoque não ficar pesado. Lembre-se que quando você for enrolar a massa, irá mais um pouquinho de farinha. Sua massa deverá estar firme, mas ainda pode grudar um pouco nas suas mãos.
Coloque essa massa em um balcão enfarinhado e divida-a em 3 ou 4 partes, para ficar mais fácil para trabalhar.
Adicione um pouco mais de farinha, para envolver melhor a massa e faça rolinhos com cerca de 2cm de diametro. Se sua massa estiver muito mole, que não dê pra enrolar, misture tudo e coloque mais farinha.
Corte pedaços com cerca de 2 ou 2,5cm e reserve.
Ferva água em uma panela grande, adicione uma pitada de sal e coloque os nhoques aos poucos. Evite por tudo junto, geralmente divido em 3 partes.
Deixe que cozinhem até que subam à superfície, o que vai levar cerca de 3 minutos.
Retire os nhoques com uma escumadeira e coloque-os em um escorredor. Repita o processo com o restante da massa.
Regue os nhoques cozidos com azeite e reserve.
Coloque 1 colher (de sopa) de azeite em uma panela em fogo médio, adicione os cogumelos paris fatiados, uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos. Adicione as folhas de sálvia, os dentes de alho picados e refogue até o alho ficar levemente dourado. Adicione o nhoque cozido e misture delicadamente. Deixe que o nhoque doure um pouquinho, por mais 2 minutos no fogo.
Está pronto!

Dicas

  • Além dos cogumelos e sálvia, você pode usar espinafre ou brócolis para refogar com o seu nhoque.
  • Se você preferir, pode fazer um pesto ou molho pra servir com ele. Temos o pesto de manjericão, o molho de tomates assados, o molho branco com cogumelos e o molho bolonhesa de lentilhas.
  • Como o dia da ceia é sempre uma correria, você pode preparar esse nhoque no dia anterior e guardá-lo na geladeira. Nesse caso, é importante que regue com o azeite para que os pedaços não grudem uns nos outros. Depois é só refogar com sálvia ou servir com molho.
  • Essa quantidade de nhoque serve bem umas duas pessoas como prato principal, ou até 4 como acompanhamento. Se preferir, pode aumentar a quantidade, duplicar ou triplicar, sem problemas.
  • Se você quiser já se planejar pra ceia desse ano, dê uma olhadinha neste post.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.