Como um prato delicioso como o escondidinho ficaria sem uma versão vegetariana? O escondidinho é um prato brasileiro, difundido do Nordeste para o Brasil inteiro. O original é feito com carne de soja, manteiga de garrafa e queijo coalho, porém há muitas versões substituindo cada um dos ingredientes anteriores.
Para os celíacos, é só usar um shoyu que não tenha o glúten, que fica uma receita glúten free!

Ingredientes:

1 mandioca grande ( a que usei tinha 30cm de comprimento e 6cm de diâmetro mais ou menos)
1  xícara de leite (pode ser vegetal, como de amêndoas, amendoim, soja)
4 colheres de margarina
2 xícaras de carne de soja
50 gramas de azeitona picada
1/2 lata de ervilha
5 dentes de alho
1 cebola média
2 colheres de sopa de shoyu
1/2 pacote de molho pronto
4 colheres de sopa de cheiro verde
Queijo ralado a gosto (opcional)
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparo:

Coloque água para ferver em uma panela grande com meia colher de sal. Corte a mandioca em pedaços menores para cozinhar mais rápido, e coloque-os na água assim que esta estiver fervente. Ou faça tudo isso na panela de pressão.
Hidrate a proteína de soja em 3 xícaras de água e coloque 2 colheres de sopa de shoyu.
O tempo da água cozinhar e das mandiocas ficarem prontas é suficiente para preparar o recheio.
Amasse 2 dos dentes de alho, e pique metade da cebola. Estes serão usados no tempero da carne de soja. Refogue o alho em 3 colheres de sopa de azeite, em seguida junte a cebola, depois a carne de soja já escorrida, a azeitona, o cheiro verde e tempere com pitadas de sal e pimenta do reino. Depois de tudo estar bem refogado, junte o molho, coloque um pouco água para não ficar muito grosso, uma pitada de açúcar ou uma colher de catchup para quebrar o ácido. Adicione a ervilha ao molho e reserve.
Use um garfo para amassar as mandiocas cozidas e bata elas no liquidificador com o leite até ficar homogêneo, formando assim um creme grosso (deverá ficar com aparência de purê, acrescente mais leite se estiver muito grosso). Amasse os outros dois dentes de alho e rale a outra metade da cebola. Refogue o alho na margarina até ficar dourado, junte a cebola e em seguida o creme de mandioca. Se quiser acrescente creme de leite. Tempere com sal a gosto.
Coloque em uma travessa grande a carne de soja e cubra com o creme de mandioca, em seguida salpique queijo parmesão ralado ou mussarela, e cheiro verde, se preferir.
Asse em fogo médio por cerca de 20 minutos, ou até o queijo estiver douradinho.

  • Preço médio: R$ 8,00
  • Rende em média para 6 pessoas
  • Não contém glúten
  • Lacto-Vegetariana
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.