Quebra-queixo

O quebra-queixo é um tipo de cocada bem comum no interior de SP, principalmente nesta época do ano, e pelo que pesquisei existem diversas versões dele. Embora tenha este nome, não é um doce duro e sim uma cocada macia e bem gostosa. ♥ Receita adaptada do Panelaterapia e do Tudo Gostoso.

Ingredientes

3/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1/3 de xícara (de chá) de água
1 colher (de sopa) de suco de limão
1 e 1/2 xícaras (de chá) de coco ralado fresco (150g)
1/2 xícara (de chá) de coco em lascas fresco (50g)
2 colheres (de sopa) de água

  • Preço médio: R$5,00

  • Serve em média 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 30 minutos + 1 hora (descanso)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma panela, de preferência com fundo grosso, coloque o açúcar, a água e o suco de limão. Misture e deixe cozinhar em fogo médio até o açúcar derreter e virar uma calda, o que vai levar mais ou menos 8 minutos.
Enquanto isso, unte bem um prato fundo com óleo.
Abaixe o fogo e adicione o coco ralado e as lascas de coco, e misture.
Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Deixe cozinhar até a mistura ficar em um tom marrom alaranjado. Em seguida, coloque 2 colheres de sopa de água, misture por 30 segundos e desligue. Esta água fará com que o doce fique mais molinho.
Coloque esta mistura no prato untado, espalhe bem, e deixe esfriar por cerca de uma hora antes de cortar.
Unte a faca antes de cortar e sirva sobre uma folha de papel manteiga. Está pronto!

Dicas

  • Não use coco desidratado, vendido em saquinho, pra fazer esta receita, você não vai ter o mesmo resultado.
  • Este pouquinho de água que coloca no final é importante pra deixar o doce mais molinho e não ficar duro. Lembre-se de colocar (:
  • Eu ralei o coco no ralador normal e para fazer as lascas usei um mandolim. É gostoso deixar estas lascas, porque dá uma textura ainda mais gostosa ao doce, mas se você não tiver como fazê-las, pode fazer só com o coco ralado (use 200g) ou cortar o coco em cubinhos pequenos e misturar ao coco ralado.
  • Eu tentei fazer com os resíduos do leite de coco e deu certo, ficou bem gostoso, mas confesso que prefiro com o coco ralado um pouco maior, a textura fica mais gostosa, mas fica uma dica para reaproveitar os resíduos ;).
  • Esta receita serve mais ou menos umas 4 pessoas e recomendo que você guarde fora da geladeira, em um pote fechado, porque senão vai ficar bem duro. Guardei por uns 3 dias e ainda estava bom.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.