Quibe Assado de Beterraba

Eu sei que aqui no blog já tem várias receitas de quibe, como de abóbora, grão de bico e berinjela, mas como é um prato fácil e ótimo para o dia a dia, uma receita a mais nunca é demais. Essa mais nova versão de quibe é feita com beterraba, e fica bem gostosa e com uma cor linda. ♥ Adaptei essa receita do blog Receitas do Boi, na versão da Luciana vai cenoura, farinha de trigo e de rosca. Optei por usar a batata, que é mais cremosa e neutra que a cenoura, e acaba ajudando na liga do quibe, e a farinha de aveia, mas você pode fazer conforme a Luciana ensinou que não tem erro. (:

Ingredientes

250g de beterrabas sem casca cortadas em cubinhos (2 unidades médias)
200g de batatas sem casca cortadas em cubinhos (2 unidades médias)
1 xícara (de chá) de trigo para quibe
1 e 1/2 xícaras (de chá) de água fervente
1 xícara (de chá) de cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de hortelã fresca picada
1/2 xícara (de chá) de salsinha fresca picada
2 colheres (de sopa) de azeite
2 colheres (de sopa) de suco de limão
Sal a gosto (geralmente uso cerca de 2 colheres (de chá) de sal)
1/2 colher (de chá) de cominho moído
1 pitada de pimenta moída
1/2 xícara (de chá) de farinha de aveia ou de trigo integral

  • Preço médio: R$8,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 1h30min

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Cozinhe a beterraba e a batata como preferir.
Eu cozinhei ambas no vapor, na mesma panela. Como a beterraba é mais dura, coloco ela primeiro. Depois de 25 minutos, adiciono a batata e deixo cozinhar por mais 15 minutos ou até os ingredientes estarem macios.
Amasse tudo ainda quente ou bata em um processador, o que é mais fácil, até obter um purê e reserve.
Em uma vasilha grande, coloque o trigo para quibe, adicione 1 xícara e meia de água fervente e deixe descansar por 15 minutos, até o quibe ficar hidratado. Com a água quente e nesta quantidade, não é necessário espremer, pois o trigo absorverá toda a água e ficará macio.
Adicione o purê de beterraba e batata, a cebola picada, o alho picado, a salsinha picada, as folhas de hortelã picadas e misture.
Tempere com o suco de limão, com o azeite, adicione sal a gosto, tempere com o cominho e com uma pitada de pimenta moída e misture.
Acrescente a farinha de aveia ou de trigo integral e misture bem.
Pré aqueça o forno a 210ºC.
Distribua esse quibe em uma travessa ou assadeira antiaderente (a minha tinha 16cmx25cm)
Pincele 1 colher de sopa de azeite sobre a superfície do quibe, para deixá-lo com uma casquinha crocante, e faça cortes em sua superfície.
Asse por cerca de 45 minutos ou até formar uma casquinha crocante por cima.
Está pronto!

Dicas

  • Eu gosto de esperar alguns minutos antes de comer o quibe, uns 20, pra ele dar uma “amornada”, acho que fica ainda mais gostoso (:
  • Não testei modelar esse quibe para assar ou fritar, mas eu acho que com esses ingredientes não vai dar certo, não vai ter liga suficiente, e se você colocar muita farinha, seu quibe pode perder o sabor e ficar pesado.
  • Se quiser um quibe com beterraba, você pode preparar a receita de quibe frito, que leva cenoura ralada na composição, e trocá-la por beterraba.
  • Não testei, mas acredito que é possível usar a quinoa no lugar do trigo, para uma versão sem glúten, como fiz aqui.
  • Veja nossas outras receitas com beterraba aqui.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.