Rolinho Vietnamita

O rolinho vietnamita é uma receita muito rápida e fácil de fazer. Fica bem levinho, e pode ser servido no almoço, jantar, como entrada, e até como sobremesa, dependendo do recheio. É uma ótima opção para aqueles dias que estamos com preguiça de cozinhar, pois em poucos minutos está pronto e faz pouquíssima sujeira.

Ingredientes

10 folhas de papel de arroz
1 manga cortada em palitos
1 pepino japonês médio cortado em palitos
1 cenoura média cortada em palitos
1 cebola roxa média cortada em fatias bem finas
1 abacate médio cortado em pedaços finos
200g de shiitake fresco fatiado
Alface a gosto cortada em tiras

­Para o molho:

3 colheres (de sopa) de açúcar
1 colher (de chá) de gengibre ralado
2 colheres (de sopa) de vinagre de arroz
1 colher (de sopa) de óleo de gergelim torrado
3 colheres (de sopa) de shoyu
1 colher (de sopa) de amido de milho misturada em 2 colheres (de sopa) de água

  • Preço médio: R$ 11,00

  • Rendimento médio de 10 rolinhos

  • Tempo de preparo: 30 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Prepare o molho. Em uma panela, coloque o açúcar, o gengibre ralado,o vinagre de arroz, o óleo de gergelim torrado, o shoyu, o amido de milho com a água, misture e deixe cozinhar em fogo baixo.
Quando estiver grosso, desligue e reserve.
Use o recheio que preferir. Fiz algumas combinações com os ingredientes citados na lista acima. É importante que eles estejam com o mesmo comprimento, para o rolinho ficar certinho e uniforme. Cortei os meus ingredientes com cerca de 8cm de comprimento.
Se optar pelo shiitake, refogue ele em uma panela antiaderente com um fio de óleo, eu usei o de gergelim, e com uma pitada de sal, até ficar macio. Desligue e reserve.
Preencha uma vasilha larga e funda com água morna. Ela deve estar em uma temperatura que você consiga colocar as mãos. Molhe uma folha de arroz por 3 segundos, retire e coloque sobre um pano de prato úmido. Disponha o recheio, de modo que o diâmetro não passe de 3 centímetros, para o rolinho não ficar muito cheio e rasgar, dobre as laterais e enrole o rolinho firmemente. Coloque ele sobre um prato úmido e reserve.
Repita o processo com o restante dos ingredientes e sirva com o molho. Está pronto!

Dicas

  • Você pode rechear seus rolinhos de papel de arroz com o que preferir. Pode usar frutas, legumes, cogumelos, guacamole, doce de banana ou maçã; pode usar também o harusame, que é aquele macarrãozinho transparente.
  • Você pode cortar tofu em tiras, usar repolho roxo, abacaxi, maçã verde, melão, shimeji, e brincar com combinações. – O ideal é que você faça a quantidade que for consumir, eles são mais gostosos frescos.
  • Eu costumo hidratar as folhas de arroz na água morna, mas tem gente que deixa de molho na água em temperatura ambiente por 1 minuto, o que dá certo também. Você ainda pode seguir as orientações da embalagem da folha de arroz que você comprar. Caso você optar por usar a água morna, assim como eu fiz, e ver que ela esfriou, esquente mais um pouquinho para misturar e manter ela morninha.
  • É um produto um pouco caro, quando vi o preço pela primeira vez assustei, mas rende muito… Com o pacote que comprei, eu já fiz 3 vezes e ainda tenho para fazer mais duas vezes.
  • Aprendi a fazer este molho com a Gi, do Receitas de Minuto (veja o original aqui), apenas acrescentei o gengibre e mudei um pouquinho algumas quantidades.
  • Para fazer um molho que não precisa ir ao fogo: misture 1/4 de xícara (de chá) de suco de limão, 2 colheres (de sopa) de shoyu, 1 colher (de chá) de gengibre ralado, 1 colher (de sopa) de óleo de gergelim torrado e 2 colheres (de chá) de açúcar.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.