Risotto de Alho-poró

Há um tempo recebi alguns pedidos de leitores para compartilhar uma receita de risotto de alho-poró aqui no blog, pois comentei em um vídeo que faria parte do menu do meu casamento. Esta receita é muito saborosa e ainda é feita com um delicioso caldo de legumes caseiro e tofupiry, para dar cremosidade.

Ingredientes

3 colheres (de sopa) de óleo
3 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1 e 1/2 xícaras (de chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (de chá) de vinho branco seco
2 xícara (de chá) de alho-poró fatiado
Cerca de 1,5l de caldo de legumes (receita abaixo)
1/2 xícara (de chá) de ervilhas congeladas
1 xícara de tofupiry (receita aqui)
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Pimenta moída a gosto
Sal a gosto

Caldo de legumes:

2 talos salsão grandes cortados em pedaços de 5cm
2 cebolas médias cortadas em 4 partes
2 cenouras médias cortadas em fatias grossas
3 folhas de louro
folhas de um alho-poró
4 unidades de cravo-da-Índia
5 grãos de pimenta-do-reino
2 litros de água

  • Preço médio: R$ 14,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 45 minutos (caldo) + 20 minutos (risotto)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare o caldo de legumes. Corte os ingredientes conforme a descrição e coloque em uma panela grande. Adicione as folhas do alho poró e um punhado de folhas de salsão, as folhas de louro, o cravo da india, a pimenta do reino, acrescente a água e leve para cozinhar em fogo médio.
Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Desligue, coe e coloque em uma panela em fogo baixo.
Enquanto isso, comece a preparar o risotto.
Em uma panela em fogo médio coloque o óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente o arroz arbóreo, tempere com um pitada de sal e refogue por alguns minutos. Adicione o vinho branco e refogue até evaporar. Em seguida, adicione o alho-poró fatiado e cerca de uma xícara do caldo de legumes quente, que estava sendo esquentado na outra panela.
Mexa bem e deixe cozinhar até o caldo secar completamente. Adicione mais uma xícara do caldo e continue mexendo. Repita o processo até o risotto estar al dente.
Se quiser, adicione 1/2 xícara de ervilhas congeladas quando o arroz estiver quase no ponto. Adicione o tofupiry, para dar mais cremosidade ao risotto, misture e acrescente a salsinha e cebolinha picadas. Se gostar, salpique pimenta moída por cima. Está pronto!

Dicas

  • Você pode usar este caldo de legumes em outras receitas, por isso, se quiser, pode congelar em cubinhos ou deixar em um pote na geladeira por até 3 dias.
  • Para fazer este caldo eu usei como base uma receita da Rita Lobo (veja aqui). Caso não gostar ou achar para comprar, pode tirar o salsão ou alho poro, mas eu gosto de deixar eles, pois o caldo fica ainda mais saboroso.
  • Você pode usar para fazer o caldo talos de brócolis, couve e couve-flor, como também tomate.
  • Eu detesto desperdiçar alimentos, por isso já aproveitei o que ficou na peneira para fazer sopas, também já fiz a maionese de batata e cenoura (veja a receita aqui) e a versão vegana de mac and cheese (veja aqui). Eu só tirei as unidades de cravo, a folha de louro e os grãos de pimenta, e o resto bati e segui conforme a receita.
  • Este risotto serve bem até 4 pessoas e caso sobrar, guarde na geladeira por até 2 dias. Para esquentar eu geralmente coloco um pouquinho de água. Eu prefiro ele fresco, mas caso precisar pode guardar na geladeira, sem problemas.
  • Caso quiser usar caldo de legumes industrializado, use 2 tabletes para 1,5l de água.
  • Veja marcas de vinhos veganos aqui. Comprei da Miolo. No lugar do vinho branco seco você pode usar caldo de legumes mesmo.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.