“Pudim” de Chia com Geleia de Morango

Este “pudim” de chia é bem fácil de preparar, delicioso e saudável, por isso é uma ótima opção pra sua ceia, principalmente se você está dedicando muito tempo para o preparo do prato principal e acompanhamentos e não tem muito tempo pra fazer a sobremesa.♥ É uma receita gringa e pudim é uma tradução do pudding, embora lembre bem mais um creme do que o pudim tradicional, mais conhecido por aqui.

Ingredientes

4 colheres (de sopa) de chia
3 colheres (de sopa) de coco ralado seco e sem açúcar (pode por o adoçado, é só reduzir o açúcar)
Açúcar ou adoçante a gosto
1 e 1/2 xícara (de chá) de leite de coco caseiro
1/2 colher (de chá) de extrato de baunilha
200g de morangos picados
1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1 colher (de sopa) de suco de limão
Morangos e folhas de hortelã para decorar

  • Preço médio: R$7,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 15 minutos + 6 horas (descanso)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque a chia, o coco ralado seco e sem açúcar, adoce a gosto, eu coloquei 4 colheres de chá de açúcar demerara, o leite de coco caseiro, o extrato de baunilha, misture bem, tampe e leve à geladeira por pelo menos 6 horas.
Para fazer a geleia, coloque em uma panela os morangos picados, o açúcar demerara ou cristal e uma colher de sopa de suco de limão. Deixe cozinhar em fogo baixo até os morangos ficarem bem derretidos, o que vai levar cerca de 10 minutos. Mexa sempre.
Na hora de servir, coloque o creme de chia em um copinho, cubra com um pouco de geleia e decore com morangos e folhas de hortelã. Está pronto!

Dicas

  • Tem uma outra receita de “pudim de chia” aqui no blog e no canal, que é feita com banana e fica deliciosa também. Veja a receita aqui.
  • Como disse, esta é uma opção de sobremesa fácil. Você pode fazer o creme e a geleia até dois dias antes, deixar na geladeira em potinhos fechados e montar os copinhos no dia da ceia.
  • Se preferir, ao invés da geleia de morango, faça a de damasco, ou uma de banana, de manga, ou de frutas vermelhas, mas acho legal servir com alguma coisa por cima, pois embora o creme seja gostoso, fica sem graça quando sozinho.
  • Eu gosto de usar o leite de coco nesta receita, porque acho ele muito saboroso, mas você pode usar o de amêndoas, amendoim, castanha do para, de caju

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.