Snack com Cascas de Tangerina

Tangerina! Como não amar essa fruta tão versátil, barata e deliciosa? Como está na época e eu sou simplesmente maluca por elas, comprei várias na feira livre de rua e depois de devorar quase todas (e de fazer um suco de tangerina, coco e gengibre) fiquei só pensando em como reaproveitar as cascas. Além de ser uma ótima fonte de vitamina A / C / B1 / B2, ela pode ser utilizada como aromatizante em diversos pratos OU virar casquinhas cristalizadas super deliciosas!

A receita original leva açúcar branco refinado (e eu indico utilizá-lo para casquinhas mais “resistentes”), mas eu resolvi fazer com o açúcar demerara para ver como ficava. O resultado foi ótimo, mas o açúcar demerara tende a derreter mais rápido e por isso aconselho guardá-las rapidamente na geladeira após o consumo!

Elas são uma ótima opção de sobremesa leve ou até de um snack docinho durante o dia. Espero que gostem! 🙂

Ingredientes

Cascas de 1 tangerina
5 colheres de sopa de açúcar demerara

SnackTangerinaPadraoWP

Modo de preparo

Corte as cascas da tangerina e deixe de molho por 2 / 3 dias, trocando a água sempre que possível.

Em uma panela média, leve as casquinhas para ferver e repita o processo 3 vezes (tanto o molho quanto a fervura servem parar tirar o amargo da casca).

Descarte a água e adicione o açúcar. Espere até que ele comece a derreter e mexa sempre para não grudar. Assim que estiver com uma consistência média (nem cristalizado, nem líquido) desligue o fogo e despeje as casquinhas em uma assadeira. Espere esfriar e desgrude as casquinhas uma por uma.

Polvilhe mais açúcar por cima e consuma de acordo com sua preferência.

Dicas

  • Elas são ótimas como snacks saudáveis!
  • Como utilizei o açúcar demerara ao invés do cristal, elas não ficaram tão cristalizadas a ponto de aguentarem muito tempo fora da geladeira – principalmente se o tempo estiver muito quente. Então, se usar o demerara, lembre-se de consumir e já guardar rapidamente em um recipiente tampado na geladeira. 🙂
Jornalista certificada em Nutrição Culinária pelo Natural Gourmet Institute. Apaixonada por hortas, vegetais, alimentação natural, práticas sustentáveis e quinhentas mil outras coisas. É autora no blog de receitas vegetarianas / veganas Herbivoraz, onde publica suas aventuras gastronômicas e dicas para um estilo de vida mais sustentável.