Sopa de Shiitake e Alho-poró no Pão

Para o dia dos namorados, eu resolvi compartilhar uma versão vegana de um prato que eu e o Marco comemos em um momento especial, que foi uma viagem à Gramado alguns anos atrás. Como estava muito frio, consumíamos bastante sopa e nos encantamos por uma de cogumelo. Procurei por receitas na internet, mas não encontrei muita coisa, aí “veganizei” esta receita aqui. Amei o resultado e estou compartilhando com vocês, espero que gostem! ♥

Ingredientes

2 dentes de alho picados
200g de shiitake bem picado
1 xícara (de chá) de alho poró bem picado
2,5 xícaras (de chá) de caldo de legumes caseiro (receita aqui)
2 colheres (de sopa) de farinha de trigo (ou amido de milho) misturadas em 1 xícara de leite de castanha de caju
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas (cheiro verde)
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
Pimenta do reino a gosto
2 pães italianos médios (cerca de 350g)

Creme de Castanha:

1 xícara (de chá) de castanha de caju crua
1/3 de xícara (de chá) de água morna

  • Preço médio: R$ 32,00

  • Serve em média 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 35 minutos

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare o creme de castanha. Coloque a castanha de caju em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 4 horas. Em seguida escorra e coloque em um liquidificador, juntamente com a água morna. Bata bem até obter uma mistura uniforme e reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho até ficar levemente dourado. Acrescente o shiitake, o alho poró, tempere com uma pitada de sal e refogue rapidamente.
Acrescente o caldo de legumes caseiro e deixe ferver. Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e adicione a farinha misturada no leite de castanha de caju e misture bem.
Quando engrossar, corrija o sal, se necessário, e desligue. Adicione o cheiro verde, e tempere com noz moscada e pimenta do reino a gosto. Acrescente também 2 colheres de sopa do creme de castanha e misture.
Pré-aqueça o forno a 210ºC. Corte a “tampa” de dois pães italianos médios, retire o miolo cuidadosamente, de modo que forme uma espécie de tigela. Coloque os pães em uma assadeira, preencha com sopa e leve para assar por cerca de 10 minutos, para o pão ficar quentinho. Está pronto!

Dicas

  • Veja outras sugestões de receitas para o dia dos namorados aqui.
  • Existem pães italianos veganos, eles originalmente são. A composição geralmente é farinha trigo, sal, fermento, gordura vegetal ou óleo e água.
  • Se você quiser, pode fazer com cebola ao invés de usar alho poró.
  • Pode também usar água no lugar do caldo de legumes caseiro, aí neste caso indico que coloque outros temperinhos, para deixar o caldo mais saboroso. Se quiser, pode usar um tablete de caldo de legumes com a água, mas como é um ingrediente que contém muito sódio, não recomendo muito.
  • Você pode usar o shiitake desidratado e aproveitar a água da hidratação dele no lugar do caldo de legumes. No lugar do shiitake fresco, você também pode usar portobelo ou shimeji.
  • Esta sopa não precisa ser servida no pão. Você pode servir o creme em um prato ou pode aproveitar ele para fazer um risotto, macarrão, conchiglione…
  • Este creme de castanha que ensino no inicio do vídeo é um substituto vegano para o creme de leite, e pode ser usado pra dar cremosidade em receitas doces e salgadas, como estrogonofes, risottos e arroz doce.
  • No lugar do leite de castanha de caju misturado com a farinha de trigo, você pode usar leite de amêndoas (receita aqui), de coco caseiro (aqui), de castanha do pará (aqui), de aveia (não muito grosso), de arroz, ou água mesmo.
  • Se quiser, aproveite o creme de castanha de caju para fazer um “leite”, misturando 2 colheres de sopa em uma xícara de água.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.