Sopa de Tomates Assados

Esta sopa de tomates assados é mais uma opção deliciosa e diferente pra este inverno. Eu gosto de comer esta sopa quentinha, com pão, mas ela também pode ser consumida fria, como entrada, como algumas pessoas fazem.♥ Me inspirei neste site aqui pra fazer esta sopa.

Ingredientes

1 kg de tomates italianos (13 unidades)
6 dentes de alho
5 colheres (de sopa) de azeite
300g de cebolas fatiadas (2 cebolas médias ou 3 xícaras)
200g de batatas cortadas em cubinhos (2 batatas médias ou 1 xícara cheia)
3 xícaras (de chá) de caldo de legumes (ensinei aqui) ou água
1 xícara (de chá) de folhas de manjericão
Açúcar a gosto
Sal a gosto
Pimenta a gosto

  • Preço médio: R$8,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 1 hora e 20 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200 ° C.
Lave muito bem os tomates, retire a “tampinha” e corte-os ao meio pela longitude.
Espalhe os tomates, sem sobrepor, em uma assadeira grande antiaderente levemente untada. Amasse levemente os dentes de alho descascados, coloque-os sobre os tomates, tempere tudo com sal e regue com 3 colheres de sopa de azeite. Asse por cerca de 1 hora ou até os tomates ficarem levemente murchos e tostados embaixo.
Enquanto os tomates estiverem assando, aqueça 2 colheres de azeite em uma panela grande em fogo médio. Adicione as cebolas fatiadas, tempere com uma pitada de sal e refogue em fogo baixo até ficarem bem douradas, o que vai levar mais ou menos 20 minutos. Procure mexer de vez em quando para não queimar. Adicione as batatas e refogue por um minuto. Acrescente o caldo de legumes, misture e deixe cozinhar até as batatas ficarem macias, o que vai levar mais ou menos 15 minutos. Quando os tomates estiverem prontos, coloque-os na panela juntamente com o caldinho e dentes de alho, e acrescente também o manjericão fresco. Misture, adicione açúcar a gosto pra ajudar na acidez, corrija o sal, se necessário, tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Desligue e bata até obter um creme uniforme. Está pronto!

Dicas

  • Nas vezes que fiz esta receita utilizei o tomate italiano, também já fiz com uma parte de tomatinhos sweet grape e deu certo.
  • A batata serve pra deixar a sopa mais cremosa, mas se você quiser pode fazer sem.
  • O manjericão dá um “tchan” a mais na sopa, recomendo que você coloque. Se você tiver na sua casa, coloque também uma colher de sopa de tomilho fresco.
  • Eu ensinei o caldo de legumes caseiro no video do risotto, veja aqui. Se você não quiser prepará-lo, pode usar água mesmo, mas adicione mais temperos, como louro, páprica, orégano, cominho ou outros que você preferir.
  • Aprendi com meu amigo Antonio Nogueira esta dica da caramelização das cebolas pra ajudar a disfarçar a acidez do tomate, por isso é importante que você não só refogue, que deixe elas bem douradinhas, porque o sabor adocicado da cebola aparecerá.
  • Como tinha bastante tomate, adicionei um pouquinho de açúcar pra ajudar a disfarçar mais esta acidez do molho. Você também pode colocar um pedaço de cenoura neste caso, vi aqui no site da vovó Palmirinha.
  • Como esta é uma sopa um pouco forte, gosto de comê-la com pão. Você também pode servir dentro de um pão italiano redondo, como fiz com as sopas de palmito e cogumelo.
  • O que sobrar, você pode usar para fazer um macarrão ou estrogonofe. Eu esquentei o molho, coloquei umas folhinhas de manjericão fresco e adicionei macarrão cozido.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.