Tofu à Parmegiana

Este tofu à parmegiana é bem fácil de fazer e fica muito saboroso e crocante! Você pode servir como acompanhamento de refeições, saladas e também de cuscuz marroquino (veja uma receita aqui).

Ingredientes

4 fatias de tofu firme com cerca de 1cm de espessura (cerca de 250g)
1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (de chá) de água
1 pitada de sal
Cerca de 1/2 xícara (de chá) de panko ou farinha de rosca

Sugestão de Molho:

2 dentes de alho picados
1/3 de xícara (de chá) de cebola picada
1 e 1/2 xícara (de chá) de tomates, sem as sementes, picados
Sal a gosto
Manjericão a gosto
Azeite a gosto
Pimenta do reino moída a gosto

  • Preço médio: R$ 6,00

  • Rende 4 unidades

  • Tempo de preparo: 10 minutos

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque a farinha, uma pitada de sal, o bicarbonato, a água e misture bem. Coloque esta mistura sobre um prato e passe as fatias de tofu, até ficarem completamente envoltas com a massa. Passe estas fatias sobre panko ou farinha de rosca e bata para sair o excesso.
Aqueça cerca de 2 colheres de sopa de óleo em uma frigideira antiaderente e frite as fatias de tofu em fogo médio até ficarem bem douradinhas dos dois lados. Coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo. Está pronto!

Para fazer o molho

Em uma panela em fogo baixo, refogue o alho e a cebola em um fio de óleo até ficarem levemente dourados. Acrescente o tomate, tempere com uma pitada de sal e refogue até o tomate estar completamente derretido. Se sentir necessidade, acrescente água. Tempere com manjericão e pimenta a gosto e regue com um fio de azeite.

Dicas

  • Se preferir, você pode temperar ou marinar o tofu, como ensinei na receita de “peixe” vegano (veja aqui).
  • Você pode usar berinjela no lugar do tofu, como ensinei nesta receita aqui.
  • O panko é uma farinha usada para empanar, assim como a farinha de rosca. É vendido em lojas de produtos japoneses e até mesmo em alguns supermercados. Minha amiga Gi, do Receitas de Minuto, ensinou a preparar panko caseiro aqui.
  • Ao invés de usar panko, você pode empanar na farinha de rosca. Existem opções veganas, mas é importante ver a lista de ingredientes e consultar o fornecedor. Para ter certeza sobre a farinha que você está consumindo, você pode fazer em casa triturando pão velho.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.