Torta de “Doce de Leite de Amendoim”, Ameixa e Coco

Eu estava fazendo os testes para a banoffee e sobrou muito doce de leite de amendoim em casa. Lembrei que doce de leite combina muito com ameixa e criei esta outra opção de sobremesa para a ceia. Espero que gostem! ♥

Ingredientes

Doce de Leite de Amendoim

1 receita de leite de amendoim
1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1/4 de colher (de chá) de extrato de baunilha
Uma pitada de sal

Massa

200g de bolacha maisena sem leite
3 colheres (de sopa) de óleo vegetal
3 colheres (de sopa) de água

Doce de Ameixa

1 xícara (de chá) de ameixas secas sem caroço
1 e 1/2 xícaras (de chá) de água
1/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
Gotinhas de suco de limão

Montagem

70g de chocolate sem leite
2 colheres (de sopa) de leite de coco de vidrinho
Lascas de coco fresco

  • Preço médio: R$17,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 12h30min (leite de amendoim) + 1 h40min (doce, torta e montagem) + 6 horas (geladeira)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Obs: Para ver esta receita em vídeo, use como base o vídeo da banoffee (veja aqui). Os processos do doce de leite e da massa são os mesmos. (:

Doce de Leite de Amendoim

Esquente o leite de amendoim em fogo baixo e, enquanto isso, em uma panela grande e alta em fogo baixo, derreta o açúcar, o que vai levar cerca de 7 minutos.
Coloque meia xícara do leite quente no açúcar, que não precisa estar totalmente derretido, e espere a espuma abaixar. Adicione o restante do leite e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
O doce vai estar no ponto quando estiver bem reduzido, encorpado e no ponto de brigadeiro mole.
Desligue, adicione o extrato de baunilha, uma pitada de sal e misture
Coloque em uma vasilha e bata com um fouet por cerca de 2 minutos, pra ficar bem cremoso. E reserve.

Massa

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Em um processador ou liqudificador, coloque a bolacha maisena sem leite e bata até triturar, coloque em uma vasilha e adicione o óleo vegetal e a água, e misture.
Coloque esta massa em uma forma antiaderente, com no máximo 22cm de diâmetro, levemente untada e leve pra assar por cerca de 15 minutos ou até bordas estarem levemente douradas. Retire do forno e espere esfriar

Montagem

Derreta o chocolate meio amargo ou amargo sem leite, adicione o leite de coco, misture e coloque sobre a massa.
Adicione o doce de leite e cubra com plástico. Leve à geladeira por pelo menos 6 horas para gelar.

Doce de Ameixa

Em uma panela, coloque as ameixas, a água e deixe cozinhar em fogo baixo até as ameixas estarem macias (se precisar, coloque mais água). Espere esfriar, coloque em um liquidificador e bata. Você pode bater com um mixer também.
Volte à panela, adicione o açúcar, esprema um pouquinho de limão e deixe cozinhar em fogo baixo até obter uma mistura uniforme. Desligue e reserve.

Cubra a torta com a geleia e salpique lascas de coco. Está pronto!

Dicas

  • Se você preferir, pode usar o leite de amêndoas, que é mais neutro, no lugar do leite de amendoim, só que seu doce vai ficar mais caro.
  • Você pode fazer o outro doce de leite que ensinei aqui, que leva leite de coco na composição e também fica muito gostoso.
  • Se quiser, faça sem o chocolate, só com doce de leite, mas neste caso recomendo que dobre a receita, porque não rende muito (dá mais ou menos 1 xícara) e corre o risco da sua torta dicar muito baixa. Uma opção é diminuir a quantidade de massa e fazer mini tortinhas.
  • Se você quiser fazer o doce no dia anterior, pode fazer. Mantenha o doce coberto e na geladeira. Ele aguenta até 3 dias.
  • Existe chocolate sem leite, da mesma forma que existe bolacha maisena vegana, mas se quiser ver outras opções de massa pra sua torta, dê uma olhadinha nestas opções: base com farinha de trigo, base com castanha de caju, base com amêndoas.
  • Veja outras opções de sobremesa pra sua ceia no nosso post com sugestões para o Natal.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.