Torta de Liquidificador

A torta de liquidificador é uma receita que lembra muito nossas mães (minha e do Marco), e acredito que de muita gente também. Lembra-me muito de minha infância, que nos pic nics ou nos lanchinhos da escola sempre tinha tortinhas caseiras! É por isso que escolhi compartilhar esta receita em homenagem ao dia das mães ♥
Fiz alguns testes e substituí parte da farinha por arroz cozido, e gostei muito do resultado! Esta receita ajuda a “dar um fim” ao arroz que sobrou e é uma deliciosa opção de aproveitamento. Espero que gostem!

Ingredientes

Sugestão de Recheio:

1 e 1/2 xícara (de chá) de proteína de soja texturizada média
2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
4 colheres (de sopa) de pimentão picado
1/2 lata de milho
1/2 pacote de molho de tomate
1/2 lata de ervilha
1 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Sal a gosto
Páprica doce a gosto
Orégano a gosto

Massa:

2 colheres (de sopa) de linhaça
2 xícaras (de chá) de arroz cozido
1 xícara (de chá) de água
1/2 xícara ( de chá) de óleo vegetal
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de fermento químico em pó
Sal a gosto

  • Preço médio: R$ 7,00

  • Rende uma assadeira de 20cm x 30cm

  • Tempo de preparo: 15 minutos (recheio) + 50 minutos (massa)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Primeiramente faça o recheio de sua preferência. Você pode fazer com legumes, cogumelos, palmito, berinjela, espinafre… Para esta receita optei pela pts.
Hidrate a proteína de soja da maneira que preferir. Eu costumo colocar ela em uma vasilha, cubro com água e deixo de molho até ficar macia, o que leva alguns minutinhos. Escorro, lavo bem e em seguida espremo muito bem.
Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue o alho até dourar, acrescente a cebola, a proteína de soja hidratada e refogue. Adicione o pimentão e tempere a gosto com sal, páprica e orégano. Acrescente o milho, refogue e adicione o molho de tomate. Em seguida acrescente a ervilha e o cheiro verde, corrija o sal se necessário, e reserve.
Pré-aqueça o forno a 210ºC e unte e enfarinhe uma assadeira média (a minha tinha cerca de 20cm x 30cm); reserve.
Para fazer a massa, bata a linhaça no liquidificador até triturar bem. Em seguida adicione 6 colheres de sopa de água e deixe descansar por 15 minutos. Esta misturinha ajuda a substituir dois ovos da receita.
Adicione o arroz já cozido, a água, o óleo e a farinha, e bata até misturar bem. Coloque o fermento e bata novamente até ficar homogêneo.
Distribua cerca de metade da massa na assadeira, adicione o recheio e cubra com o restante da massa.
Asse em forno médio pré-aquecido por meia hora ou até dourar. Está pronto!

Dicas

  • Você pode usar arroz integral no lugar do branco.
  • Uma vez fui fazer a torta e faltou metade da quantidade de arroz, aí no lugar utilizei feijão fradinho cozido (acredito que dá certo também com outros tipos de feijão) e ficou muito bom!
  • Já fiz esta receita usando metade da quantidade de farinha sendo integral e deu certo.
  • No lugar da linhaça você pode usar chia, é só fazer o mesmo processo.
  • Esta torta pode ser recheada com legumes refogados, cogumelos, palmito, brócolis, escarola… enfim, com o que preferir! (:
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.