Torta Doce de Abóbora (Pumpkin Pie)

A abóbora é um ingrediente bem saboroso, fácil de encontrar e versátil, que pode ser utilizado tanto em receitas salgadas quanto doces, como é o caso desta versão vegana da pumpkin pie, muito famosa na América do Norte.♥

Ingredientes

Massa

1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
2 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal
1/4 de colher (de chá) de sal
1/3 de xícara (de chá) de óleo vegetal (girassol, milho, soja, canola, azeite)
1/2 colher (de chá) de essência de baunilha
4 colheres (de sopa) de água gelada

Creme

3 xícaras (de chá) de abóbora moranga ou cabotiá cozida sem casca (700g)
1/4 de xícara (de chá) de melado de cana
1/3 de xícara (de chá) de açúcar mascavo ou demerara
1/3 de xícara (de chá) de leite de coco caseiro (ou outro leite vegetal, veja a parte de dicas)
1 colher (de sopa) de azeite ou óleo de coco derretido
4 colheres (de sopa) de amido de milho
1 colher (de chá) de canela
1/2 colher (de chá) de gengibre ralado
1/4 de colher (de chá) de noz-moscada
1/4 de colher (de chá) de sal

  • Preço médio: R$12,00

  • Rende uma torta com 25cm de diâmetro (cerca de 8 pessoas)

  • Tempo de preparo: 1h (preparo) + 50min (forno) + 4h (geladeira – opcional)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, cozinhe a abóbora da maneira que preferir. Você pode fazer no vapor, colocando os pedaços e cozinhando até ficarem bem macios (o que vai levar mais ou menos 20 minutos). Ou no forno – neste caso é só cortar a abóbora lavada em fatias, dispor tudo sobre uma assadeira antiaderente levemente untada e regar com um fio de óleo ou azeite. Depois cubra com uma folha de papel alumínio e leve pra assar em forno pré aquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos, até uma faca atravessar as fatias com facilidade.
Amasse a abóbora ainda quente e reserve. Não recomendo o uso da casca, pois desta forma seu purê não ficará lisinho.
Para fazer a massa, coloque em uma vasilha a farinha, o açúcar e o sal. Misture e adicione os ingredientes líquidos (óleo, água gelada e essência de baunilha). Misture com uma colher, depois com as mãos, até obter uma massa uniforme (não precisa ficar sovando). Enrole a massa em um plástico filme e leve à geladeira por meia hora.
Passados os 30 minutos, pré aqueça o forno a 200ºC, abra uma folha de papel manteiga sobre uma bancada, coloque a massa, adicione outro pedaço do papel e abra a massa com um rolo. Isso ajuda na hora de transferir a massa para a assadeira e deixá-la mais lisa. Coloque a massa aberta sobre uma assadeira média (a minha tem 25cm de diâmetro), ajeite as laterais e faça furinhos com um garfo. Leve para pré-assar por cerca de 20 minutos.
Enquanto isso, prepare o creme. Coloque a abóbora cozida no liquidificador (se ela soltar muita água, escorra), adicione o melado, o açúcar, o leite de coco, o azeite ou óleo de coco, o amido de milho, a canela, o gengibre, a noz-moscada e o sal. Bata até obter uma mistura uniforme (se precisar, ajude com uma colher) e reserve.
Retire a massa pré-assada do forno, espalhe o creme e retorne ao forno por mais 40 minutos ou até as bordas ficarem douradinhas.
Retire do forno, espere esfriar, e se quiser leve à legadeira por 4 horas antes de servir.
Você pode servir sua torta com chantilly vegano, canela em pó e com lascas de coco. Está pronto!

Dicas

  • Embora só a massa com o creme já fiquem deliciosos, eu recomendo muito que você sirva com o chantilly, pois ele dá um tchan ainda mais especial à torta. Eu ensinei uma receita aqui, mas você também pode fazer o de aquafaba ou o chantilly de coco (ainda não tem receita no blog, mas recomendo que você veja aqui e aqui).
  • Você pode temperar o seu creme com o que quiser, pode por mais canela ou gengibre, que também pode ser em pó, pode fazer sem noz moscada…pode adicionar cravo em pó, cardamomo, extrato de baunilha.
  • Eu gosto de usar leite de coco nesta receita porque aproveito uma parte do coco pra fazer as raspas da decoração, mas você pode usar outros, como de amêndoas, soja, amendoim, castanha do pará, semente de girassol… (Veja as nossas receitas de leites vegetais aqui.)
  • O amido de milho é usado pra firmar o creme da torta, então eu recomendo que você use ele na quantidade indicada. Não testei com outro ingrediente para engrossar, como farinha de trigo, então não sei afirmar se dá certo. Se sua abóbora estiver muito aguada, adicione mais uma colher de amido.
  • Não jogue suas sementes fora, elas podem ser torradas e ficam deliciosas, você pode comer como petisco, servir com sopas, saladas e até usar pra salpicar a sua torta. Basta remover toda a fibra, lavar bem, espalhar tudo sobre folhas de papel toalha e esperar secar. Aí é só colocar em uma assadeira antiaderente levemente untada e assar em forno médio (200ºC) até ficarem douradinhas (o que vai levar mais ou menos 25 minutos), procurando mexer de vez em quando para dourar dos dois lados.
  • Guarde a torta em uma vasilha ou coberta por papel alumínio ou plástico filme na geladeira por até 4 dias.
  • Receita adaptada dos sites Minimalist Baker (versão sem glúten) e Food Network.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.