Tortinhas de Creme de Avelã (Nutella Vegana)

Estas tortinhas de “nutella” ficam deliciosas e são perfeitas pra servir em ocasiões especiais, como as festas de final de ano.♥

Ingredientes

Creme de Avelã (“Nutella)

250g de avelãs
4 colheres (de sopa) de cacau natural em pó
Entre 1/2 e 2/3 de xícara de açúcar mascavo
1/4 de colher (de chá) de extrato de baunilha (ou mais, se preferir)
Uma pitada de sal
Água quente para dar cremosidade (aproximadamente 2/3 de xícara)

Massa

200g de bolacha maisena sem leite
2 colheres (de sopa) de cacau em pó
3 colheres (de sopa) de óleo vegetal
3 colheres (de sopa) de água

Montagem

Frutas frescas (morango, amora, figo) ou castanhas ou pedacinhos de chocolate

  • Preço médio: R$18,00

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 40 minutos (nutella) + 30 minutos (tortinhas) + 3 horas (geladeira)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 180ºC. Em uma assadeira, espalhe 250g de avelãs e leve para assar por cerca de 15 minutos, para ficarem mais saborosas e as peles sairem com mais facilidade.
Coloque estas avelãs sobre um pano de prato e esfregue bem, para remover o máximo que conseguir de peles. Não tem problema se ficarem algumas.
Coloque estas avelãs ainda mornas em um processador. Se estiverem frias, volte ao forno por mais um ou dois minutos, pois é mais fácil de bater e liberar o óleo quando as avelãs estão quentes.
Bata bem, até obter uma mistura mole (veja o vídeo). Caso necessário, pare e mexa. No começo vai ser difícil, depois vai parecer uma areia, depois vão ser formados alguns bloquinhos, e por fim uma pastinha líquida. Tenha paciência.
Adicione o cacau, o açúcar, o extrato de baunilha e uma pitada de sal. Bata para misturar.
Esta mistura vai ser grossa e para deixar ela mais cremosa, vá adicionando água fervente aos poucos, até obter a textura do seu agrado. Quanto mais água, mais cremosa, mas não exagere. Pra quantidade de avelã usada, recomendo que use entre 1/2 xícara e 3/4 de xícara. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Em um processador ou liqudificador, coloque a bolacha maisena sem leite e bata até triturar, coloque em uma vasilha e adicione o cacau em pó. Misture e coloque o óleo vegetal, misture novamente e adicione a água aos poucos, até ficar modelável.
Coloque esta massa em uma forma antiaderente levemente untada (pode ser uma de até 22cm, 6 de 9cm ou várias pequenas, de empada) e leve pra assar por cerca de 15 minutos ou até bordas estarem levemente douradas. Retire do forno e espere esfriar.

Coloque o creme de avelã sobre as tortinhas e leve à geladeira pra gelar, o que vai levar cerca de 3 horas.
Decore com frutas frescas, como morangos, figos e amoras para servir. Está pronto!

Dicas

  • Você pode misturar um pouco de creme de leite de soja na sua nutella, pra deixar ela mais suave. Pode também fazer um creme branco, como o que ensinei aqui no pavê, e misturar com ela (meia receita já basta pra esta quantidade de nutella. Coloque aos poucos e vá misturando até ficar com a textura do seu agrado.)
  • Se você quiser fazer sua torta no dia anterior, não tem problema, mas não coloque as frutas. Elas vão murchar e não ficarão tão bonitas e frescas.
  • Existem bolachas do tipo maisena veganas, mas se quiser ver outras opções de massa pra sua torta, dê uma olhadinha nestas opções: base com farinha de trigobase com castanha de caju, base com amêndoas.
  • Se preferir, faça sua massa sem cacau, é só não colocar.
  • Veja outras opções de sobremesa pra sua ceia no nosso post com sugestões para o Natal.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.