Batatas ao Murro

Estas batatas ao murro são deliciosas e são perfeitas para servir como acompanhamento de refeições, como estrogonofes, molhos e assados.

Ingredientes

4 batatas inglesas médias com casca (cerca de 700g)
3 dentes de alho picados
5 colheres (de sopa) de azeite
Alguns dentes de alho pequenos
Alecrim fresco a gosto
Sal a gosto

  • Preço médio: R$4,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: cerca de 40 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Cozinhe as 4 batatas médias como preferir. Eu cozinhei elas na pressão, em fogo médio, cobertas com 2 dedos de água, por cerca de 8 minutos depois que pegou pressão.
Pré aqueça o forno a 210ºC.
Unte uma assadeira antiaderente com 2 colheres de sopa de azeite. Coloque as batatas cozidas sobre a assadeira e amasse delicadamente, só para aparecer o interior delas. Tempere com sal e reserve.
Em uma frigideira antiaderente em fogo baixo, refogue os 3 dentes de alho picados nas outras 3 colheres de sopa de azeite por cerca de 3 minutos, ou até quase começarem a dourar (não deixe escurecer, porque ainda vai para o forno). Adicione alecrim fresco a gosto, misture e desligue.
Coloque com uma colher sobre as batatas, tomando cuidado para que as fatias de alho caiam em cima delas. Se quiser, coloque alguns dentes de alho pequenos para assar junto e regue eles com um pouquinho do azeite.
Leve para assar por cerca de 25 minutos ou até as batatas estarem douradinhas embaixo. Está pronto!

Dicas

  • Eu geralmente uso batata inglesa, mas esta receita pode ser feita com a asterix também. Nunca testei com a doce, mas já vi versões com ela na internet.
  • Ao invés de usar alecrim fresco, você pode usar salsa, orégano fresco, sálvia, tomilho…Pode usar temperos desidratados também.
  • O alho é opcional, mas garanto que com ele fica ainda mais gostoso. Se não quiser por, é só regar as batatas com a quantidade de azeite que foi usada pra refogar o alho.
  • Você pode servir estas batatas como acompanhamento do rocambole assado de lentilha e quinoa, do seitan ao molho madeira e do assado de grão de bico e quinoa. Também pode servir como acompanhamento de refeições e molhos, como estrogonofes (veja receitas de estrogonofes veganos aqui).
  • Se quiser, você pode usar esta base de batata e fazer ela recheada, colocando um pouco de molho em cima, como um estrogonofe, e voltando ao forno.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.