“Peixe Vegano” com Assado de Batatas

Já ouviu falar em “Peixe” Vegano? Ele é feito com tofu e alga nori e é um substituto vegano para o bacalhau, muito consumido nesta época da Páscoa. Este prato pode ser servido com um delicioso assado com batatas, também ensinado neste post. A combinação destas duas receitas vai agradar até quem come carne!
Receita do “peixe” adaptada daqui.

Ingredientes

“Peixe Vegano”:

250 gramas de tofu firme cortado em fatias grossas (as minhas tinhas 2x2cm e 10cm de comprimento)
4 algas nori
1/4 de xícara (de chá) de farinha branca
1/4 de xícara (de chá) de água
1/2 xícara (de chá) de azeite de oliva
1/2 colher (de chá) de sal
1 colher (de sopa) de suco de limão
3 dentes de alho picados (ou amassados)
1/2 xícara (de chá) de cebolinha (ou salsinha picada)
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1 colher (de chá) de páprica picante
1 xícara (de chá) de farinha de rosca
Óleo para fritar

Assado de Batatas:

3 batatas médias cortadas em rodelas com cerca de 0,5cm de espessura
2 tomates médios maduros cortados em rodelas com cerca de 0,5 de espessura
1 xícara (de chá) de pimentões coloridos picados
2 maçãs cortadas em fatias com espessura de 2mm
1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
1 xícara (de chá) de alho poró picado
Azeite a gosto
Sal a gosto

  • Preço médio: R$ 10,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 4 horas (tofu marinando) + 40 minutos (assado de batatas) + 15 minutos (preparo do “peixe”)

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare o “peixe” vegano. Corte o tofu em fatias grossas e coloque em uma vasilha.
Em uma outra vasilha, misture o azeite, o sal, o suco de limão, os alhos picados, a cebolinha picada, o orégano e a páprica picante. Cubra as fatias de tofu com este molho, tampe e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
Em uma panela com água fervente, coloque as batatas cortadas conforme a descrição e uma pitada de sal. Deixe ferver até elas ficarem al dente e em seguida escorra. Reserve.
Regue uma assadeira antiaderente com óleo vegetal (eu usei azeite), disponha as fatias de tomate, faça uma camada com metade das batatas, adicione os pimentões, depois as maçãs. Adicione as azeitonas e o alho-poró, e finalize com o restante das batatas. Tudo em camadas.
Retire as fatias de tofu do molho e jogue esta mistura sobre as batatas. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 210ºC por 30 minutos.
Coloque as fatias de tofu sobre a alga, enrole para cobrir toda a superfície e passe o dedo para fixar bem. Corte o que sobrou da alga e use para preparar outra fatia de tofu.
Faça a misturinha de farinha com água e passe as fatias nesta mistura e empane na farinha de rosca. Frite em óleo quente e seque no papel toalha.
Sirva com as batatas e está pronto!

Dicas

  • Achei esquisito chamar este prato de “peixe”, mesmo sendo vegano… mas como a gente chama “carne” de soja, “carne” de jaca, “salsicha” e “linguiça” de soja, não vi problema (e também porque não achei nome melhor! hehehe)
  • Você pode substituir o alho-poró pela cebola, usar pimentões de uma cor ao invés de coloridos (eu usei colorido porque fica mais bonitinho :)), e não usar a maçã (eu gosto com maçã, porque contrasta levemente com o salgado do assado).
  • Não testei assado, por isso não sei dizer se dá certo. Quem fizer, compartilha com a gente?
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.