Sopa de Beterraba

Esta é uma maneira bem gostosa de servir a beterraba, que é um alimento bastante nutritivo e que tem uma cor linda!
Se preferir, adicione mais temperos, como salsinha e cebolinha picadas; aí recomendo bater o caldo e salpicar na hora de servir. O rendimento depende da fome, mas aqui em casa serve duas pessoas, pois comemos com pão.

Ingredientes

2 dentes de alho bem picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
1 e 1/2 xícara (de chá) de beterraba sem casca e picada (equivalente à uma beterraba grande)
1/2 xícara (de chá) de batata inglesa picada (equivalente à uma batata pequena)
2 xícaras (de chá) de água
Sal a gosto
Creme de soja ou leite de coco para finalizar (opcional)

  • Preço médio: R$ 2,00

  • Serve em média 2 pessoas

  • Tempo de preparo: 30 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente a beterraba picada e refogue por 5 minutos. Em seguida, adicione a batata picada (que tem o cozimento mais rápido), e tempere com sal (e mais outros temperos, se você preferir), e refogue por alguns minutos. Acrescente a água e deixe ferver até a beterraba e a batata ficarem bem macias. Corrija o sal, se necessário. Desligue e espere esfriar por pelo menos 10 minutos antes de bater, para não correr o risco de espirrar caldo quente, devido ao vapor. Coloque a mistura em um liquidificador e bata até obter um creme uniforme.
Se achar necessário, esquente para servir, e se gostar, decore com creme de soja ou leite de coco por cima (também ajudam a dar cremosidade à sopa). Está pronto!

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.