Palha Italiana Vegana
Esta palha italiana fica uma delícia e não precisa de condensado de soja. Ela só não rende muito, porque o leite é reduzido até ficar grosso, mas fica muito, muito, boa!
Fiz um mix de duas receitas, uma de um brigadeiro de leite de amendoim que vi no The Cook in Love (Receita aqui) e este aqui, da Ana Maria Braga; gostei bastante do resultado e estou compartilhando aqui com vocês!
Ingredientes
2 e 1/2 xícaras (de chá) de leite de amendoim (pode usar o de amêndoas também)
1/2 xícara (de chá) de açúcar cristal ou demerara
1 colher (de chá) de essência/extrato de baunilha
1 e 1/2 colher (de sopa) de cacau em pó misturada em 3 colheres (de sopa) de água quente
1 colher (de chá) de óleo vegetal ou margarina vegetal
1 colher (de chá) de amido de milho misturada com 2 colheres (de chá) de água
1 e 1/2 xícaras (de chá) de bolacha maisena picada
1/4 de xícara (de chá) de resíduos de leite de amendoim torrados (opcional)
Preço médio: R$ 6,00
Serve em média 2 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora (preparo) + 4 horas (geladeira)
Contém glúten (bolacha)
Vegan
Modo de preparo
Em uma panela em fogo médio, coloque o leite de amendoim, o açúcar, a baunilha, a essência de baunilha, o cacau misturado com a água e o óleo. Misture e deixe ferver. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e adicione o amido de milho com a água. Misture e deixe cozinhando até reduzir bem, o que vai levar cerca de 45 minutos. Lembre-se de mexer sempre para não queimar.
Quando ficar mais grosso e atingir o ponto de brigadeiro de colher, desligue e adicione a bolacha e o resíduo do leite de amendoim. Coloque em uma vasilha untada com margarina vegetal e leve para a geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir. Está pronto!
– Para torrar os resíduos do leite de amendoim: eu costumo espalhar eles por uma assadeira antiaderente e levo para assar em forno médio por uns 20 minutos, mais ou menos. Procure olhar sempre e mexer para não queimarem.
Dicas
- No lugar do leite de amendoim pode usar o de amêndoas; pode usar o açúcar demerara no lugar do cristal e margarina vegetal no lugar do óleo.
- A quantidade de bolacha pode ser a gosto, você pode colocar mais ou menos, conforme o seu gosto.
- Esta calda de chocolate pode ser usada para cobrir bolos, como de chocolate, de cenoura, de banana… É só desligar um pouco antes de pegar o ponto de brigadeiro mole, quando ela já estiver mais firminha.
- Existem bolachas do tipo maisena veganas, dê uma olhada na lista de ingredientes.
- Como minha palha não estava muito bonitinha para a foto, fiz este brigadeiro de café mole para decorar. Receita aqui.
- A água fervente ajuda a dissolver o cacau.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.
Nos acompanhe nas redes sociais!