Panetone e Chocotone

Finalmente consegui fazer panetone e chocotone!!! Era uma das receitas mais pedidas aqui no blog e no canal, e me sentia muito frustrada por não conseguir fazer. Tentei muitas vezes; no ano passado tentei por dias e dias, mas só conseguia fazer “pãonetones” duros. Mas não desisti.
Neste ano estudei algumas receitas que encontrei na internet, como a da Akemi, do Pecado da Gula e da Gi, do Receitas de Minuto. Ambas receitas são maravilhosas, os panetones ficam fofinhos e ficam muito próximos ao industrializado, diferentemente dos meus do ano passado. Como eu queria uma versão vegana, peguei as dicas e o resultado é esta receita que compartilho abaixo!

Ingredientes

Esponja

3/4 de xícara (de chá) de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco (1 colher de sopa)
1/2 xícara (de chá) de água morna (120ml)

Panetone e Chocotone

2 e 1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
5 colheres (de sopa) de açúcar cristal
1/2 colher (de chá) de sal
2 colheres (de sopa) de lecitina de soja em emulsão
1/2 xícara (de chá) de água morna (120ml)
2 colheres (de chá) de essência de baunilha
1 colher (de sopa) de raspas de laranja
4 colheres (de sopa) de margarina vegetal em temperatura ambiente
1 colher (de sopa) de margarina vegetal derretida para pincelar nas formas e nos panetones
2 formas para panetone de 500g
3/4 de xícara (de chá) de frutas cristalizadas e uvas passas misturadas
3/4 de xícara (de chá) de chocolate meio amargo picado

  • Preço médio: R$12,00 (preço da lecitina calculado proporcionalmente)

  • Rendimento médio: 2 panetones ou chocotones com cerca de 600g

  • Tempo de preparo:

  • Contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare a esponja.  Coloque a farinha, o fermento e a água morna (não pode estar muito quente) em uma vasilha (não coloque em uma vasilha muito pequena, porque esta massa triplicará de tamanho), misture bem, até ficar uma massa grossa e tampe bem com plástico filme. Deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes (separe as quantidades dos ingredientes a serem usados, pique o chocolate e raspe a laranja.)
Derreta uma colher de sopa de margarina vegetal no microondas ou no fogão e pincele nas formas. Guarde o que sobrou para pincelar nos panetones.
Em uma vasilha grande, coloque a farinha de trigo, o açúcar, o sal e misture. Adicione a lecitina de soja em emulsão, a água morna (também não pode estar muito quente), a essência de baunilha, acrescente a esponja e as raspas de laranja. Misture bem e vá adicionando a margarina vegetal aos poucos; sove a massa por 10 minutos.
Unte as mãos com um fio de óleo e divida a massa em duas partes iguais. Se você for fazer só panetone ou só chococote, não precisa dividir e use 1 e 1/2 xícara do ingrediente escolhido, ao invés de 3/4 e 3/4.
Coloque as frutas cristalizadas e as uvas passas em uma das metades e o chocolate na outra, misture bem até os ingredientes estarem incorporados à massa.
Disponha estas massas nas formas de panetone e dê uns soquinhos leves para acomodá-las. Pincele o restante da margarina vegetal nas massas e coloque estas formas em uma assadeira.
Cubra com 2 panos de pratos grossos e deixe descansar por 2 horas.
Pré-aqueça o forno a 210ºC por pelo menos 20 minutos.
Coloque 1 e 1/2 xícara (de chá) de água quente em uma assadeira pequena. Passada as duas horas, retire os panos de pratos dos panetones e leve para assar juntamente com a assadeira com água quente. Se seu forno tiver duas grades, coloque a assadeira com água embaixo, ou se tiver apenas uma, como a minha, coloque atrás.
Deixe os panetones assarem por 35~40 minutos ou até ficarem douradinhos. Com cuidado para não se queimar, levante um deles com o auxílio de um pano e bata no fundo do panetone. Se fizer um barulho de oco, estará assado.
Espere esfriar para cortar ou guardar. Está pronto!

Informações

  • A lecitina de soja substitui o ovo em pães; na receita que eu adaptei iam 2 ovos, por isso usei 2 colheres de sopa. Ela também ajuda a dar mais maciez à massa e também durabilidade. Você pode comprá-la em lojas de produtos naturais, armazéns de secos e molhados e casas de doces. Paguei 20 reais em um pote de 300g, mas ele durou por todos os meus 8 testes. Lembre-se é lecitina de soja em emulsão! Comprei da marca Grings.
  • Existe a lecitina de soja em pó e granulada também, a granulada é usada para suplementar a alimentação. A em pó também tem uso culinário, mas como nunca testei não sei dizer a quantidade para substituir um ovo. Caso você souber, compartilhe aqui?
  • Existem margarinas vegetais sem leite, mas é importante sempre ler a lista de ingredientes, pois podem mudar. Até pouco tempo eu comprava a Delícia Canola e não tinha leite na composição; recentemente o ViSta-se compartilhou que a margarina Soya Cremosy também não tem. Há a Becel, porém é da Unilever, que infelizmente faz testes em animais. Ainda não consegui testar com óleo, infelizmente não sei dizer se o resultado é o mesmo.
  • Da mesma forma existem chocolates sem leite. Atualmente compro Harald Melken (Meio amargo e Dark) e Cacau Show, pois são as opções que encontro na minha cidade. Ambas têm traços de leite, já que as empresas fabricam outros tipos de chocolate e há contaminação. Veja outras marcas sem leite aqui. Lembrando novamente a importância de ler a lista de ingredientes, pois podem mudar de uma hora para outra.
  • Tentei usar chia e linhaça trituradas, mas elas não deram o mesmo efeito da lecitina, infelizmente. Sempre opto por opções mais práticas, mas desta vez não deu. A lecitina deixa muito mais macio, mas pensando pelo lado bom, é um ingrediente que durará muito!
  • A mistura de essência de baunilha com raspas de laranja elimina o uso da essência de panetone.
  • Assar um pão com uma forma com água dentro do forno ajuda a deixá-lo mais fofinho.
  • Feche janelas e evite a circulação de vento no local onde a esponja e o panetone estão descansando.
  • Pré-aqueça o forno com pelo menos 20 minutos de antecedência para ele estar quentinho quando os panetones forem pra lá.

Dicas e Substituições

  • Recomendo o uso de xícaras e colheres medidoras para a quantidade ficar mais precisa. São itens bem baratinhos, vendidos em lojas de 1,99. A xícara que eu uso tem 240ml e a colher 15ml.
  • Em dezembro de 2016, testei esta receita com óleo, na mesma quantidade, e deu certo também.
  • A nutricionista Cristiane Parizotti compartilhou em seu Instagram (veja o post aqui) que usou farinha integral no lugar da branca e deu certo.
  • Caso você não achar as formas de panetone, você pode fazer nas de cupcake. Esta receita rende 12 cupcakes, e é só dividir a massa entre as forminhas. Só asse em menos tempo, pois são menores, em 25 minutos já estarão assados. São ótimas opções para presentear!
  • Evite assar demais os panetones, senão ficarão ressecados e perder a maciez.
  • Se você tiver uma grade para biscoitos, coloque os panetones para esfriarem nela.
  • Coloque no máximo uma xícara de frutas ou de chocolate, se você preferir com mais; senão corre o risco do seu panetone ficar pesado e muito doce.
  • Caso não achar chocolate meio amargo sem lactose, pode usar o amargo.
  • Se as frutas cristalizadas estiverem muito doce você pode lavar elas. Coloque em uma caneca com água e deixe ferver. Desligue, escorra e seque bem com papel toalha.
  • Guarde em embalagem bem fechadinha por até 3 dias; mas comer no mesmo dia ou até no seguinte ele estará mais fofinho que nos dias seguintes!