Linhaça: pequena e poderosa!

Funcional, por trazer benefícios ao corpo humano, pode ser encontrada em duas variedades: dourada e marrom. Segundo a nutricionista Eliane Arena, a cor é uma característica decorrente da quantidade de pigmento existentes no revestimento exterior da semente.

E os benefícios?

De acordo com a Eliane, o componente ativo, chamado de lignanas, está relacionado a prevenção e controle de alguns tipos de câncer, como o de mama e pulmão. “Reconhecidas como fibras faxineiras do organismo, as lignanas limpam as toxinas e auxiliam o funcionamento regular do intestino. Por outro lado, esses elementos possuem características químicas similares ao hormônio estrógeno e, por isso, as lignanas também atuam na amenização dos sintomas da menopausa e da tensão pré-menstrual, funcionando como uma espécie de substituto natural do estrógeno”, explica.

Além disso, essa semente poderosa também é rica em ômega 3 e possui grandes quantidades de proteínas, como a glutamina e a arginina. “Outros componentes fundamentais para o organismo são os compostos fenólicos, as vitaminas A, E, B1 e B6 e os minerais: magnésio, potássio, ferro, fósforo, zinco, cobre, manganês, selênio e cálcio”, completa a nutricionista.

Emagrecendo…

Por ser rica em fibras, a linhaça colabora com o papel de saciedade orgânica, além de auxiliar no funcionamento do intestino. Eliane ainda aponta outro benefício: “o ômega 3 presente no alimento participa do combate a inflamação das células e com isso o corpo tende a não acumular gorduras, além de ter também o seu papel na diminuição do apetite”, esclarece.

Os ômegas!

Com o coração não se brinca, não é mesmo? E um dos maiores “problemas” relacionado a esse órgão é a concentração das gorduras ruins nas paredes dos vasos sanguíneos. Quando acumuladas alí, essas gorduras formam placas que são conhecidas como ateromas. Essas placas podem ir se fechando aos poucos, a ponte de impedir o fluxo normal e a passagem de sangue, o que provoca a falta de oxigênio no corpo. “Nessa condição a linhaça é fundamental. Os ômega 3 e 6 juntos atuam na redução do colesterol ruim, o LDL, que é um dos grandes responsáveis pelo prejuízo nas artérias venosas, com isso, diminui muito as chances de ocorrência de AVC ou infartos do miocárdio”, explica Eliane.

Sabe quando há uma inflamação em nosso corpo? Isso é uma resposta do sistema imunológico a uma irritação provocada. Os hormônios que controlam esse processo inflamatório são sintetizados a partir dos ômega 3 e 6.

linhaca01

Até o sódio?

Segundo Elaine, o consumo excessivo de sal é um dos principais fatores que causam a hipertensão. Além disso, o sódio está presente em diversos alimentos consumidos ao longo do nosso dia. “O papel da linhaça é ajudar os rins no processo de excreção da água e do sódio”, aponta.

Sobre o consumo

Encontrada em sementes, óleo ou farinha, Eliane lista para nós as melhores maneira de consumi-la. Confira!

  • O mais indicado para o consumo saudável é a ingestão da semente de linhaça crua e hidratada. Ela deve ser triturada apenas no momento do consumo, já que a semente é vulnerável a oxidação e pode perder as propriedades. Crua ela pode ser usada em frutas ou saladas.
  • Já em forma de farinha, pode ser usada em receitas de pães, bolos, biscoitos e shakes.

#FICAADICA

“Graças a sua grande quantidade de proteínas e por ter a consistência similar a da clara de ovo, quando hidratada, ela prove a ‘liga’ em diversas preparações, como bolos e panquecas”, finaliza Eliane.

A substituição é bem simples: 1 colher de sopa da linhaça triturada, deixada de molho por 20 minutos, com 2 colheres de sopa de água, equivale a 1 ovo. Essa mistura se transforma em um gel, consistente e funcional.

A nutricionista Eliane Arena deixou algumas sugestões de receitas com essa sementinha poderosa. Anota aí:

Suco de uva com hortelã e linhaça 

Ingredientes:

  • 1 xícara de uva sem sementes, com pele
  • 1/2 maço de hortelã
  • 1 colher de sopa de linhaça
  • 1 copo de água

Modo de preparo:

Bata no liquidificador até ficar homogêneo e consuma logo em seguida.

Arroz com linhaça e cenoura

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz
  • 2 colheres de óleo vegetal
  • 1 xícara de cenoura ralada
  • 2 colheres de semente de linhaça
  • 1 colher de curry
  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres de cebolinha picada
  • 2 colheres de salsa picada
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma frigideira torre rapidamente as sementes de linhaça e reserve. Em uma panela coloque o óleo, frite o arroz, adicione o curry, o sal, a pimenta e a água, tampe a panela, diminua o fogo e cozinhe até o arroz ficar macio, junte a cenoura, à salsa, a cebolinha, a linhaça e misture. Sirva quente.

Vitamina de banana com linhaça

Ingredientes:

  • 200ml de leite vegetal
  • 1/2 banana nanica
  • 1 ameixa seca sem caroço
  • 2 colheres de semente de linhaça

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Beba em seguida, sem adoçar.

Consultoria: Eliane Patean Arena, nutricionista.

Thais Farias
Apaixonada por corujas, balões, livros e chocolate. Formada em jornalismo, já atuou como redatora em revistas femininas na Editora Alto Astral. Queria estudar gastronomia, moda e design, mas por enquanto ocupa os dias como Analista de Mídias Sociais em um estúdio de tatuagem e assistindo séries no Netflix.