Suco Verde

Com as altas temperaturas que os termômetros têm marcado nas últimas semanas, nós só conseguimos pensar em alimentos e bebidas que refrescam, não é mesmo? Nada mais gostoso do que se refrescar e ainda ficar de olho na saúde. Por isso, vamos te falar os benefícios do suco verde e ainda ensinar a preparar duas receitas deliciosas.

Mão na massa…

Quanto mais diversificado for o suco, mais benefícios ele trará para sua saúde. Abaixo você vai aprender quais são os alimentos mais indicados para o preparo da bebida. Confira!

  • Folhas Verdes:
    – Espinafre: rico em vitamina C e do complexo B, possui dois antioxidantes poderosos para a visão: luteína e zeaxantina.
    – Couve: é fonte de magnésio, cálcio, ácido fólico e fibras, “Ela tem o poder de fazer a detoxificação no fígado”, explica Camila Ribeiro, professora do curso de Educação Física da faculdade Anhanguera de Bauru.
  • Frutas:
    – Abacaxi: pouco calórico, é diurético e ajuda na digestão. “Contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina C e ferro”, esclarece Camila.
    – Maçã: com alto teor de antioxidantes que previnem o corpo do estresse oxidativo, é rica em vitamina C.
  • Raíz:
    – Gengibre: termogênico, ele acelera o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura corporal.
  • Águas:
    – Além da mineral, que tem grande poder de hidratação e garante o bom funcionamento do intestino, Camila também sugere a água de coco, que é rica em minerais, potássio e magnésio.
  • E mais… A profissional indica a utilização do limão no preparo: “ele tem a função de alcalinizar o corpo, prevenindo doenças”, conclui. Além disso, uma colher de chia oferece grande quantidade de fibras.

E o verdinho?

A clorofila, que dá a cor verde aos alimentos, atua no sistema imunológico, aumentando o número de anticorpos e evitando o envelhecimento precoce das células. “Ela possui vitamina A, B, C e E. Além de ser fonte de ferro e impedir que o intestino absorva substâncias químicas dos alimentos, desintoxicando o organismo”, explica Thaliane Dias, professora do curso de nutrição da Faculdade Anhanguera de Brasília.  A clorofila está presente nos alimentos verdes, como chicória, couve, brócolis, salsa, coentro, alface, espinafre, acelga e agrião.

#FICAADICA

Para você não quebrar a cabeça na hora de preparar o seu suco verde, a Camila e a Cristiane passaram duas receitas deliciosas e nutritivas. A dica das profissionais é não coar o suco, assim você consegue aproveitar as fibras por completo.

Suco 1

Ingredientes:
– 1 maçã pequena
– 1 limão espremido
– 1 folha de couve
– 200ml de água de coco
– 1 pedaço pequeno de gengibre
– 1 colher (sopa) de biomassa de banana verde ou de farinha de linhaça

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e não coe.

Suco 2

Ingredientes:
– 1 colher (sobremesa) de salsa
– 1 pires (chá) de couve manteiga
– 1 fatia média de abacaxi
– 350ml de água de coco
– 3 folhas de hortelã
– Suco de meio limão

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e não coe.

Consultoria: Camila Ribeiro Gomide Quiroz, professora do curso de Educação Física da Anhanguera de Bauru; Cristiane de Oliveira Lopes, professora do curso de Nutrição da Faculdade Pitágora; Thaliane Dias, professora do curso de nutrição da Faculdade Anhanguera de Brasília.

Apaixonada por corujas, balões, livros e chocolate. Formada em jornalismo, já atuou como redatora em revistas femininas na Editora Alto Astral. Queria estudar gastronomia, moda e design, mas por enquanto ocupa os dias como Analista de Mídias Sociais em um estúdio de tatuagem e assistindo séries no Netflix.