Com as altas temperaturas que os termômetros têm marcado nas últimas semanas, nós só conseguimos pensar em alimentos e bebidas que refrescam, não é mesmo? Nada mais gostoso do que se refrescar e ainda ficar de olho na saúde. Por isso, vamos te falar os benefícios do suco verde e ainda ensinar a preparar duas receitas deliciosas.

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Mão na massa…

Quanto mais diversificado for o suco, mais benefícios ele trará para sua saúde. Abaixo você vai aprender quais são os alimentos mais indicados para o preparo da bebida. Confira!

  • Folhas verdes:
    • Couve: é fonte de magnésio, cálcio, ácido fólico e fibras, “Ela tem o poder de fazer a detoxificação no fígado”, explica Camila Ribeiro, professora do curso de Educação Física da faculdade Anhanguera de Bauru.
    • Espinafre: rico em vitamina C e do complexo B, possui dois antioxidantes poderosos para a visão: luteína e zeaxantina.
  • Frutas:
    • Abacaxi: pouco calórico, é diurético e ajuda na digestão. “Contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina C e ferro”, esclarece Camila.
    • Maçã: com alto teor de antioxidantes que previnem o corpo do estresse oxidativo, é rica em vitamina C.
  • Raíz
    • Gengibre: termogênico, ele acelera o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura corporal.
  • Águas

Além da mineral, que tem grande poder de hidratação e garante o bom funcionamento do intestino, Camila também sugere a água de coco, que é rica em minerais, potássio e magnésio.

  • E mais…

A profissional indica a utilização do limão no preparo: “ele tem a função de alcalinizar o corpo, prevenindo doenças”, conclui. Além disso, uma colher de chia oferece grande quantidade de fibras.

E o verdinho?

A clorofila, que dá a cor verde aos alimentos, atua no sistema imunológico, aumentando o número de anticorpos e evitando o envelhecimento precoce das células. “Ela possui vitamina A, B, C e E. Além de ser fonte de ferro e impedir que o intestino absorva substâncias químicas dos alimentos, desintoxicando o organismo”, explica Thaliane Dias, professora do curso de nutrição da Faculdade Anhanguera de Brasília.  A clorofila está presente nos alimentos verdes, como chicória, couve, brócolis, salsa, coentro, alface, espinafre, acelga e agrião.

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#FICADICA

Para você não quebrar a cabeça na hora de preparar o seu suco verde, a Camila e a Cristiane passaram duas receitas deliciosas e nutritivas. A dica das profissionais é não coar o suco, assim você consegue aproveitar as fibras por completo.

Suco 1

Ingredientes:

– 1 maçã pequena

– 1 limão espremido

– 1 folha de couve

– 200ml de água de coco

– 1 pedaço pequeno de gengibre

– 1 colher (sopa) de biomassa de banana verde ou de farinha de linhaça

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e não coe.

 

Suco 2

Ingredientes:

– 1 colher (sobremesa) de salsa

– 1 pires (chá) de couve manteiga

– 1 fatia média de abacaxi

– 350ml de água de coco

– 3 folhas de hortelã

– Suco de meio limão

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e não coe.


Consultoria: 
Camila Ribeiro Gomide Quiroz, professora do curso de Educação Física da Anhanguera de Bauru; Cristiane de Oliveira Lopes, professora do curso de Nutrição da Faculdade Pitágora; Thaliane Dias, professora do curso de nutrição da Faculdade Anhanguera de Brasília.

Apaixonada por corujas, balões, livros e chocolate. Formada em jornalismo, já atuou como redatora em revistas femininas na Editora Alto Astral. Queria estudar gastronomia, moda e design, mas por enquanto ocupa os dias como Analista de Mídias Sociais em um estúdio de tatuagem e assistindo séries no Netflix.