Turbinando a imunidade

Diariamente o nosso corpo entra em contato com bactérias e vírus, entre eles o da gripe, que se torna ainda mais frequente com as temperaturas mais baixas, que é o que o inverno nos trará. Para manter o organismo protegido, contamos com o nosso sistema imunológico. E para turbinar o nosso sistema de defesa, existem vários alimentos que são aliados. Para saber quais ingredientes você deve adicionar às refeições, conversamos com a nutricionista Camila Buitoni que vai esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto.

Vitamina A:

Tem ação anti-inflamatória e participa da defesa do organismo auxiliando na recuperação. A deficiência dessa vitamina causa o aumento de infecções respiratórias.

Onde encontrar: abóbora, aspargo, alecrim, banana, brócolis, cenoura, coentro, alho e beterraba.

Imunidade_Cabotia

Vitamina B6:

“aumenta a imunidade do organismo e auxilia no controle da glicemia”, explica Camila. Além disso, a B6 auxilia na produção da hemoglobina, que é responsável por carregar ferro pelo corpo, prevenindo assim a anemia.

Onde encontrar: arroz integral, soja, lentilha, abacate, melão, cebola, gengibre e orégano.

Imunidade_Cebola

Vitamina C:

“bastante conhecida, ela aumenta a produção das células de defesa e também favorece a resistência a infecções”, esclarece a profissional.

Onde encontrar: laranja, couve, pimentão amarelo, páprica, agrião, salsa, tomilho e tomate.

Imunidade_Tomate

Outros minerais

Selênio:

“Tem ação antioxidante, desintoxicante e anti-inflamatória, e também é facilmente absorvido pelo organismo”, pontua Camila.

Onde encontrar: cogumelo, quinoa, aveia, milho, castanha do Pará e alho.

Imunidade_ShimejiMilho

Ácido fólico:

Também conhecido como vitamina B9, esse mineral age na reparação dos tecidos e a deficiência dele pode resultar em diversas doenças imunológicas.

Onde encontrar: feijão preto cozido, lentilha, nabo, couve, grão-de-bico, amendoim e couve-flor.

Imunidade_Graos

#FICAADICA

O nosso corpo sempre dá sinais de que a imunidade está baixa, entre eles estão: herpes bucal, gripes, resfriados, amigdalite e infecções recorrentes na pele.
Lembre-se sempre de consultar um médico e mantenha todos os exames em dia, assim fica bem mais fácil viver saudável e com disposição.

Consultoria: Camila Buitoni, nutricionista da Buitoni Life

Thais Farias
Apaixonada por corujas, balões, livros e chocolate. Formada em jornalismo, já atuou como redatora em revistas femininas na Editora Alto Astral. Queria estudar gastronomia, moda e design, mas por enquanto ocupa os dias como Analista de Mídias Sociais em um estúdio de tatuagem e assistindo séries no Netflix.